O Governo do Tocantins recebeu, neste sábado, 27, o embaixador do Japão no Brasil, Yasushi Noguchi, no Palácio Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, para uma agenda institucional voltada ao fortalecimento das relações internacionais e à apresentação das potencialidades econômicas do estado.
O encontro reuniu secretários estaduais, representantes de órgãos estratégicos e membros da comunidade nipo-brasileira para discutir possibilidades de cooperação entre o Tocantins e o Japão em áreas como logística, mineração, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, esporte e intercâmbio cultural.
Na ocasião, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Milton Neris, apresentou os avanços do Tocantins em infraestrutura logística e reforçou a posição estratégica do estado como corredor de integração nacional. Segundo ele, a localização privilegiada, somada aos investimentos em rodovias, ferrovia e nas Hidrovias Araguaia-Tocantins, amplia a competitividade do estado e fortalece sua capacidade de atração de novos investimentos.
“O Tocantins é um estado jovem; vai fazer 38 anos de existência, mas é um estado de crescimento. Nós éramos a parte esquecida de Goiás e nos tornamos hoje o coração do Brasil. É um estado com uma infraestrutura logística que vem se consolidando ano a ano, e no nosso planejamento estratégico isso é um dos pontos mais importantes, porque compreendemos a importância do escoamento de toda a nossa produção”, afirmou o secretário Milton Neris.
Na área ambiental, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, detalhou as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Tocantins para conciliar crescimento econômico, preservação ambiental e segurança jurídica, fatores considerados essenciais para o fortalecimento de parcerias internacionais. “Nós estamos muito focados em que esse desenvolvimento aconteça de maneira sustentável. Temos que fazer certo desde o início. A mineração é algo mais recente na nossa pauta de geração, e queremos entrar da forma correta, realizando todas as atividades sustentavelmente. Nos últimos três anos, o Tocantins foi o estado que mais avançou na sustentabilidade”, ressaltou.
O potencial mineral do Estado também esteve entre os temas apresentados durante a reunião. O presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Eduardo Moraes, destacou as oportunidades existentes no setor, especialmente no segmento de terras raras, minerais estratégicos para a indústria de alta tecnologia, produção de equipamentos eletrônicos, veículos elétricos e geração de energia limpa.
Durante a agenda, o embaixador Yasushi Noguchi enfatizou a relação histórica de amizade entre o Japão e o Brasil e ressaltou o interesse em ampliar parcerias com estados brasileiros que apresentam potencial estratégico para investimentos e desenvolvimento sustentável.
Também estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e gestores de outras pastas estaduais.
A visita do embaixador segue ao longo deste sábado com outros compromissos institucionais em Palmas. A iniciativa reforça a estratégia do Governo do Tocantins de ampliar o diálogo internacional, fortalecer relações diplomáticas e atrair parcerias voltadas ao desenvolvimento econômico, à inovação e à sustentabilidade.
Comunidade nipo-brasileira
A agenda contou ainda com a participação da Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tocantins (ACNBT), reforçando a importância da comunidade japonesa no fortalecimento dos laços históricos, culturais e institucionais entre o Japão e o Estado.
“A comunidade japonesa no Brasil é símbolo da amizade entre o Japão e o Brasil. Aqui no Tocantins, não é muito grande, mas é muito ativa. Hoje temos o Festival do Japão aqui no Tocantins e espero que essa divulgação da cultura japonesa seja apoiada pelo povo tocantinense, porque isso pode criar amizade”, ressaltou Yasushi Noguchi.
Piauí Governador vistoria obras do Programa Mais Asfalto no bairro Vermelha nesta terça (30) em Teresina
Desenvolviment... Cores da Natureza do Paraná: Sedest lança livro fotográfico da biodiversidade do Estado
AGRICULTURA E PESCA Cacauicultura no Pará ajuda recuperação de 165 mil hectares de áreas degradadas
Bahia Dois de Julho: Mercados estaduais e Ceasa terão fechamento antecipado no feriado de Independência da Bahia
Sergipe Sergipe fortalece integração internacional na Semana de Ação Climática de Londres
Trabalho, Qual... Carteira assinada: Paraná começa a semana com 17,5 mil vagas de trabalho Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 24° Máx. 36°
Tempo limpo