Blog do HP

E-mail

peixototv3@gmail.com

WhatsApp

63 9985154180

Prefeitura de Palmas Covid março
Cultura

Com obras do cancioneiro popular para crianças, Jujubas inicia gravação do 1º álbum

Todo o repertório é formatado com cantigas folclóricas e populares para instigar no público brincadeiras, danças e cantigas de roda

13/02/2021 09h07
Por: Helder Peixoto
Fonte: Cinthia Gomes de Abreu
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Corre, cotia, na casa da tia. Corre, cipó, na casa da vó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu coração. Posso jogar? Ninguém vai olhar?”. Brincadeiras de roda perpassam gerações com clássicos do cancioneiro popular como “Corre Cotia”. Essa e muitas outras cantigas voltadas para o público infantil vão compor o repertório do “1º álbum Jujubas”. As gravações tiveram início nesta semana com previsão de finalização até o mês de março.

 

A atriz Viviane Pereira explica que o projeto musical traz clássicos infantis do cancioneiro popular, de uso de domínio público, com arranjos musicais contemporâneos, como “Peixe Vivo”, “A Canoa Virou”, “Pai Francisco”, “A Barata”, “Os Sapos”, “Ciranda Ciradinha” e Sambalelê. “A gravação apresentará possibilidades sonoras associadas ao lúdico com brincadeiras cantadas e canções do vasto repertório infantil brasileiro rico em melodias e harmonias”, adianta a artista.

 

Todo o repertório é formatado com cantigas folclóricas e populares para instigar no público brincadeiras, danças e cantigas de roda. Proponente do projeto e também musicoterapeuta, Veridiana Barreto explica que as brincadeiras são de extrema importância para o desenvolvimento da criança. “Com musicalidade e presença de rimas fáceis de memorizar, essas cantigas do cancioneiro popular são muito utilizadas na educação infantil pois estimulam a imaginação, a atenção, coordenação motora, agilidade, a noção de espaço, além de promover o companheirismo e o senso de coletividade entre as crianças”, justifica.

 

A finalização do álbum está prevista para o mês de março e será distribuída no formato de mídia digital e também físico, disponibilizado nas plataformas digitais e gratuitamente por meio de um pen drive em formato lúdico aos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e outras instituições públicas variadas. Com a distribuição às escolas, a Jujubas pretende oferecer aos professores e alunos a possibilidade de utilização da pesquisa por meio das  gravações como forma de aprendizado, atividades e integração.

  

Patrocínio

A produção do álbum é da Cia Jujubas, com arranjos e produção de Luiz Arruda. O projeto “Gravação do 1º álbum Jujubas” foi contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura 2019, da Prefeitura Municipal de Palmas, via Fundo Municipal de Cultura da  Fundação Cultural de Palmas (FCP).

 

Ficha Técnica

Produção executiva: Jujubas

Arranjos e Produção Musical: Luiz Arruda

Vozes: Veridiana Barreto e Viviane Pereira

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias