Blog do HP
Saúde Varíola dos Macacos

Plano de Contingência para Monkeypox do Tocantins já está disponível para consulta

O documento elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde, foi publicado no site da Pasta e enviado aos 139 municípios tocantinenses

02/08/2022 08h40
Por: Helder Peixoto Fonte: Laiany Alves
Plano de Contingência está disponível no site da SES-TO (Foto: Divulgação)
Plano de Contingência está disponível no site da SES-TO (Foto: Divulgação)

O Plano de Contingência para Monkeypox do Tocantins já está disponível para consulta no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e foi enviado para os 139 municípios do Estado. O documento pode ser acessado no link: https://www.to.gov.br/saude/monkeypox/3b4qwneowreg.

O plano traz a definição da doença, sinais, sintomas, orientações para assistência, unidades de referência, orientações para coleta, transporte e armazenamento de amostras biológicas e fluxos laboratoriais.

Doença

A Monkeypox é geralmente uma doença autolimitada, cujos sinais e sintomas duram de 2 a 4 semanas. O Monkeypox é transmitido de pessoa para pessoa através do contato direto com feridas infecciosas, crostas ou fluidos corporais, com materiais que tocam fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis ou com secreções respiratórias durante o contato pessoal prolongado.

A transmissão da doença é por contato direto com pessoas contaminadas, contato pele/pele, pessoal, ou obviamente através do contato com objetos pessoais de um paciente que está infectado com a varíola dos macacos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias