Blog do HP

E-mail

peixototv3@gmail.com

WhatsApp

63 9985154180

Prefeitura de Palmas Covid março
Combate à Covid-19

Canteiros de obras intensificam ações para combater a Covid-19 no Pará e Tocantins

Considerado um trabalho essencial, o PNE não teve atividades paralisadas durante a pandemia

22/01/2021 10h18
Por: Helder Peixoto
Fonte: Wherberth Araújo
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 Conter e prevenir o avanço da Covid-19 no país é o objetivo de todos. Nos canteiros de obras do Projeto Novo Estado (PNE), que a ENGIE Brasil Energia está implantando no Pará e Tocantins, não é diferente. Assim, ao longo de onze meses, diversas ações foram e continuam sendo realizadas como medidas de prevenção e contenção da doença nos 17 canteiros de obras ativos do Projeto.

 

Considerado um trabalho essencial, o PNE não teve atividades paralisadas durante a pandemia. Com o objetivo de assegurar a saúde e bem estar de todos os trabalhadores, as medidas determinadas pelo Ministério da Saúde, decretos de competência estadual e municipal, além de orientações da vigilância sanitária dos municípios, são seguidas rigorosamente. “As ações de prevenção são executadas rigorosamente para que o Projeto possa efetivamente atender o interesse público e não prejudicar a saúde da população dos municípios onde as obras estão sendo implantadas”, afirma a enfermeira do trabalho, Grazielli Balieiro.

 

Dentre as ações realizadas nos canteiros de obras estão as orientações compartilhadas durante a realização do Diálogo Diário de Segurança e Saúde, além de treinamentos e campanhas. Há, ainda, a verificação de temperatura de todos antes da entrada nos canteiros de obras e escritórios; disponibilização de máscara e álcool gel; higienização de veículos, alojamentos e refeitórios com produtos específicos; garantia de uso de ventilação natural nos ambientes; manutenção do distanciamento seguro entre as pessoas; além do monitoramento do grupo de risco e realização de testagem para os colaboradores.

 

 A enfermeira do trabalho explica, ainda, que há monitoramento dos colaboradores que retornam de viagem, só sendo liberados para trabalho após testagem, e que é disponibilizado um local específico para os casos que precisam ficar em isolamento. “Os colaboradores suspeitos ou confirmados da doença são acompanhados por uma equipe específica de atendimento médico e também recebem suporte psicológico em isolamento”, informou.

 

As empreiteiras contratadas pela ENGIE para desenvolverem as obras do PNE realizam treinamentos com material didático e assistência para identificar e acompanhar os casos de Covid-19. Dentre o público-alvo também estão os familiares dos colaboradores.

No total, mais de cinco mil trabalhadores estão empregados no PNE e, até o mês de dezembro, mais de 5.500 testes rápidos foram realizados como forma de prevenção à Covid-19 tanto no Pará quanto no Tocantins.

 Sobre a ENGIE

 ENGIE é a maior empresa privada de energia do Brasil, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país, a empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

 Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios.

 

Além disso, o Grupo atua no Brasil na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.750 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2019 um faturamento de R$ 10,5 bilhões.

 A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Nosso propósito (“raison d’être”) é agir para a aceleração da transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e de soluções mais sustentáveis, conciliando performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta. A ENGIE se apoia nas suas atividades chave (gás, energia renovável, serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes. Com nossos 170.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, somos uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso mais harmonioso.

 Receita em 2019: 60,1 bilhões de Euros. O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris   - World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias