Blog do HP
Saúde Paraná

Secretaria da Saúde promove ações e capacitações para prevenção ao uso de drogas

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), promoveu durante este mês várias ações e capacitações de profissionais da Sa...

24/06/2022 17h35
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Paraná
Foto: SESA-PARANÁ
Foto: SESA-PARANÁ

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), promoveu durante este mês várias ações e capacitações de profissionais da Saúde para a prevenção ao uso abusivo de drogas e bebidas alcoólicas para a campanha “Junho Paraná sem Drogas”. As ações, replicadas em várias Regionais de Saúde e municípios paranaenses, vêm ao encontro do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado anualmente em 26 de junho.

De acordo com dados do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), as mortes totalmente atribuíveis ao álcool no país aumentaram 24%, na comparação de 2020 com 2019 – foram 8.169 e 6.594, respectivamente.

Em 2020, o Paraná registrou cerca de 37 óbitos por 100 mil habitantes por causas atribuídas total ou parcialmente ao álcool.

“O alcoolismo é um grave problema social e de saúde pública que avança em todo o país. O surgimento de doenças graves como cirrose, gastrite, trombose e câncer, entre outras, agravam ainda mais a situação. Por isso, a importância das ações junto à população”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves. 

AÇÕES- Em Paranavaí, na região Noroeste, desde o início do mês, profissionais da Atenção Primária são capacitados e realizam atividades educativas nas escolas, além de ações informativas dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

No Litoral, em Antonina, acontece nesta sexta-feira (24) o I Seminário Intermunicipal de Saúde Mental, com o tema “Políticas Públicas sobre Drogas”, além de outras iniciativas nas demais regiões do Estado.

ATENÇÃO- O atendimento às pessoas que sofrem com o alcoolismo é efetivado pela rede básica de saúde nos municípios. Na maioria das vezes, a assistência inicial é feita por equipes do Programa Estratégia Saúde da Família.

Os pacientes são identificados e encaminhados à rede de saúde mental dos municípios, por meio da Linha de Cuidado em Saúde Mental disponível nas Unidades Básicas de Saúde, Consultórios na Rua, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), equipes multiprofissionais de Atenção Ambulatorial à Saúde Mental, ambulatórios especializados dos consórcios regionais, leitos de referência em Saúde Mental dos hospitais gerais e leitos de Psiquiatria em hospitais especializados

ESTRUTURA– O Paraná conta com 151 Caps, para atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise. A população paranaense que necessita de atendimento pode contar ainda com as Unidades de Acolhimento Adulto e InfantoJuvenil (SIMPR).

SIMPR- São dispositivos de saúde Regionais, compostos de um Caps AD III + Unidade de Acolhimento (UA), que prestam atenção especializada a pessoas com sofrimento decorrente do uso de álcool e outras drogas, com funcionamento 24 horas, que recebem incentivo financeiro do Estado.

JUNHO – O mês de junho é marcado pela prevenção ao uso de drogas e conta com ações em todo o Estado. O objetivo é planejar, esclarecer, dialogar, estimular a inserção social, conscientizar e destacar a importância de atividades que busquem a prevenção às drogas.  

Há um esforço do governo estadual na prevenção ao consumo de drogas em geral. São constantes as campanhas de prevenção, como a Junho Paraná Sem Drogas, que anualmente mobiliza profissionais de saúde em vários municípios e a população em geral.

No início deste mês, foi realizada a I Conferência Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. Um encontro intersetorial e contou com a participação da Sesa na organização do evento, bem como de vários profissionais de saúde da rede de atenção psicossocial.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias