Blog do HP
Saúde Tocantins

SES promove ações de prevenção e orientação sobre o diabetes

Dia Nacional do Diabetes é celebrado no próximo domingo, 26 de junho

24/06/2022 16h45
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Tocantins
Aferição do nível de insulina no sangue - Foto: Divulgação
Aferição do nível de insulina no sangue - Foto: Divulgação

De acordo com os dados do último Relatório Trimestral de Diabetes e Hipertensão, o Tocantins já totaliza mais de 38 mil casos de diabetes. Os dados também informam que, no Estado, a maior incidência da doença está na faixa dos 40 a 79 anos, sendo 54% em mulheres e 46% em homens.

Presente em todas as faixas etárias, o combate ao diabetes é fortalecido pelo Dia Nacional do Diabetes, celebrado no dia 26 de junho.A doença pode se manifestar em crianças a partir de um ano de idade, por isso a importância dos exames periódicos na população como um todo, independentemente da faixa etária.

Com os objetivos de prevenir e conscientizar a população sobre o Diabetes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove um conjunto de ações para orientar os 139 municípios sobre a importância do estímulo para a realização de exames de rotina, fortalecimento do autocuidado e o tratamento adequado, bem como a necessidade do diagnóstico precoce.

A SESorienta especificamente sobre a proporção de insulinas nas versões frascos e canetas, recebidas do Ministério da Saúde (MS) e repassadas aos 139 municípios do Tocantins. “Somos responsáveis por ofertar o Curso de Vigilância e Prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na modalidade a distância para os profissionais de Saúde do Tocantins, com intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas, impactando positivamente nos indicadores pactuados”, informou a técnica da Área de Doenças Crônicas da SES, Sheila Barbosa.

A técnica reforçou ainda que o combate ao diabetes é um conjunto de esforços comum aos gestores do Sistema Único de Saúde nas esferas federal, estadual e municipal, no sentido de prestar assistência ao cidadão por intermédio de ações de promoção e prevenção à saúde.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias