Blog do HP

E-mail

peixototv3@gmail.com

WhatsApp

63 9985154180

Blog do HP Topo
Música do Ceará

Amelinha - Amélia Cláudia Garcia Collares Bucaretchi (21/7/1950 Fortaleza, CE)

Mulher nova, bonita e carinhosa...

Música

MúsicaO mundo da música no Blog do HP

29/12/2020 10h39
Por: Helder Peixoto
(Foto: HPP)
(Foto: HPP)

BIOGRAFIA

No ano de 1970, mudou-se do Ceará para São Paulo, onde estudou Comunicação.

DADOS ARTÍSTICOS

Começou de forma amadora, participando de shows de Fagner. Mais tarde, em 1974, passou a aparecer em programas de televisão. No ano seguinte, com Vinicius de Moraes e Toquinho, viajou para Punta del Leste, onde fez temporada com a dupla. Por essa época, Vinicius de Moraes compôs para ela "Ah! quem me dera". Ainda nesta época, fez parte do grupo de compositores nordestinos Pessoal do Ceará, que reunia nomes como Raimundo Fagner, Ricardo Bezerra, Ednardo, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Fausto Nilo, Robertinho do Recife e Manassés. Em 1977, lançou o LP "Flor da paisagem", pela gravadora CBS, que incluiu "Depende" (Fagner e Abel Silva), "Acalmar-se" (Ednardo e Brandão), "Ponte de espinho" (Ednardo) e a faixa-título "Flor da paisagem" de autoria de Robertinho do Recife e Fausto Nilo. No ano seguinte, pela mesma gravadora, lançou o disco "Frevo mulher", cuja faixa-título, de autoria de Zé Ramalho, despontou como o primeiro sucesso de sua carreira em contexto nacional. Este LP, com o qual conquistou o "Disco de Ouro", incluiu outras composições de sucesso, como "Dia branco" (Geraldo Azevedo e Rocha), "Coito das araras" (Cátia de França), "Noite de cetim" (Herman Torres e Sergio Natureza) e "Santa Tereza" (Raimundo Fagner e Abel Silva). Em 1979, a Banda Santarém, grupo que tinha como cantora Elza Maria, gravou, de sua autoria, "Melão caetano" (c/ Ifê e Fausto Nilo). No ano seguinte, participou do Festival MPB 80, da Rede Globo, classificando em 2º lugar a música "Foi Deus quem fez você", de autoria de Luiz Ramalho. Devido ao sucesso desta música, vendeu mais de um milhão de cópias do compacto homônimo. Ainda neste mesmo ano, lançou o LP "Porta secreta", pela CBS. O disco trouxe dois grandes sucessos - "Gemedeira" (Robertinho de Recife e Capinam) e "Foi Deus que fez você" (Luiz Ramalho) -, além de outras composições de destaque, como "Valsinha" (Chico Buarque e Vinicius de Moraes) com participação especial de Toquinho e "Isso ou aquilo - o resto da canção", de Moraes Moreira e Fausto Nilo. O disco também trazia "Esquinas nacionais", de Gileno. Em 1982, gravou o disco "Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor", um dos maiores sucessos de venda da cantora no cenário nacional. Além da canção-título (composta por Zé Ramalho em versos de Octacílio Batista), tema do seriado "Lampião e Maria Bonita", da Rede Globo, incluiu outras composições, como "Profunda solidão" (Novelli e Cacaso), "Trem da consciência" (Vital Faria e Salgado Maranhão), "Choro da lua" (Herman Torres e Salgado Maranhão) e "Água de lua", de autoria de Djavan. No ano seguinte, gravou o disco "Romance da lua".
Em 1984, incluiu no LP "Água, luz" as canções "Tempo rei" (Gilberto Gil), "Alguma coisa" (Herman Torres e Salgado Maranhão), "Alunar" (Lô Borges e Marcio Borges) e "A gia", adaptação de sua autoria. Nos anos seguintes, lançou vários outros LPs, como "Caminho do sol", de 1985 e "Amelinha", de 1987. Em 1989, montou com sucesso o show "Saudades da Amélia", com repertório de compositores como Chico Buarque, Tom Jobim e Caetano Veloso e com o qual percorreu vários teatros do país.
Após sete anos sem gravar, em 1994 , lançou o CD "Só forró", em que gravou clássicos do gênero, como "Pisa na fulô" (João do Vale) e "A vida de viajante". Em 1998, lançou o disco "Amelinha", no qual interpretou "Pressentimento" (Beto Fae e Fausto Nilo), "De janeiro a janeiro" (Zelito Doceiro), "Espumas ao vento" (Acioly Neto) e "Meu vaqueiro, meu peão", de autoria de Rita de Cássia. Em seguida, viajou em turnê pelo país divulgando músicas de seu novo disco, "Só com você". Em 2002, participou do CD "Pessoal do Ceará-Ednardo, Amelinha & Belchior", lançado pela Continental. O disco foi produzido por Robertinho do Recife e reúne sucessos e clássicos dos três artistas. No ano de 2003, entre outros, apresentou-se em show na Lona Cultural Hermeto Paschoal, em Bangú, Zona Oeste do Rio de Janeiro e foi uma das convidadas, ao lado de Alcione, do "Projeto César Nascimento - Tambô & forró - homenagem a João do Vale", apresentado no Espaço Teatro da Lapa - Casa do Umbu. Em 2004, foi lançado, pelo selo Revivendo, o CD "Amelinha"-20 supersucessos", que reúne sucessos como "Gemedeira", "Mulher nova bonita e carinhosa faz um homem gemer sem sentir dor", "Foi Deus quem fez você", "Romance da lua lua", e "Frevo mulher" entre outros. No mesmo ano, entre outros shows, apresentou-se no Balroom, no Rio de Janeiro, como convidada especial em show de Marinês. Em 2009, apresentou show num dos principais palcos do Centro de Tradições Nordestinas, a Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, empolgando um público numeroso que cantou seus principais sucessos. Em setembro de 2010, foi atração no palco do Espaço Rival Petrobrás, mostrando além de hits consagrados, novas canções, como "Noites de cetim", de Herman Torres e Sérgio Natureza. Em 2011, lançou o disco “Janelas do Brasil”, pelo selo Joia Moderna, com músicas de compositores consagrados, como Belchior, Zeca Baleiro, Fagner, Chico César, Marcelo Jeneci, Almir Sater, Alceu Valença, Vinicius de Moraes, e Renato Teixeira, entre outros. Em 2013, lançou o mesmo projeto, “Janelas do Brasil”, dessa vez em formato ao vivo, e em formato de DVD, pela Lua Music.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias