Blog do HP

E-mail

peixototv3@gmail.com

WhatsApp

63 9985154180

Blog do HP Topo
Cenário Atípico

Educação palmense mantém atividades administrativas e pedagógicas no cenário atípico causado pela pandemia

Tempo ocioso das escolas, sem aulas presenciais, serviu para que fossem concluídas as obras em três novas unidades

29/12/2020 10h04
Por: Helder Peixoto
Fonte: Secom/Palmas
Foto: Secom/Palmas
Foto: Secom/Palmas

Mesmo em um cenário totalmente adverso causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que obrigou os alunos da rede municipal de ensino a permanecerem em casa e paralisou as atividades pedagógicas presenciais, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) manteve sua rotina de trabalho e buscou se adaptar à nova realidade, tanto na oferta de possibilidades educativas como em investimento na infraestrutura para o retorno das aulas.

A principal inovação, que tem como objetivo manter o vínculo educacional do aluno e promover atividades em casa, é a ferramenta Palmas Home School. Disponível desde abril de 2020, a ferramenta atendeu virtualmente 35 mil alunos com videoaulas e disponibilização de material didático. Os alunos que não dispunham de acesso à internet receberam semanalmente o conteúdo impresso. A Palmas Home School foi aperfeiçoada, oportunizando aos alunos, o ensino por meio de teleaulas, através do canal de TV aberta 5,1.

A assistência às famílias em situação de vulnerabilidade também foi uma das linhas de atuação. Com o recurso disponível e provisões já compradas para a merenda escolar, foram doados 14 mil kits de alimentos em cestas básicas no primeiro semestre, e outros 12 mil no segundo. Na estrutura instalada para a alimentação escolar, foram produzidos 32 mil pães também destinados às famílias de menor poder aquisitivo.

Conclusão de obras

O tempo ocioso das escolas serviu para que fossem concluídas as obras em três novas unidades. Foram inaugurados mais dois Centros de Educação Infantil (Cmeis), o Romilda Budke Guarda, situado na quadra Arse 102 e o Vitória-Régia, localizado no Jardim Vitória, o que representa mais 1120 vagas disponíveis.  Com 90% das obras concluídas, o Cmei Ana Luísa está prestes a ser inaugurado no Setor Bertaville. Serão mais 560 vagas em 2021.

Em 2020, a rede municipal de ensino ofereceu 14.280 vagas para a educação infantil, 31.278 para o ensino fundamental e 1.200 para a educação de jovens e adultos, um total de 46.758 matriculados. Com os investimentos em estrutura, em 2021 a quantidade de vagas disponíveis ao estudante palmense deverá superar as 48 mil vagas.

Também está previsto para o próximo ano, a construção de cinco novas salas de aula na Escola Municipal Maria Rosa e Lúcia Sales; três na Escola Municipal Henrique Talone e duas na Escola Municipal Rosemir Fernandes. O investimento visa maior capacidade de atendimento para 2021.

Ideb

Já o desempenho dos alunos nos exames que definem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) se mantiveram estáveis em 2020. O 5° ano obteve 6,6 (manteve o mesmo resultado de 2017), enquanto o 9° ano alcançou 5,8, mesmo resultado de 2017.

Para a gestora da pasta, Cleizenir dos Santos, o ano de 2020 foi um ano de ressignificação para a Educação do Município. "Foi um ano de muito aprendizado, tivemos que nos adaptar à nova realidade para garantir a qualidade de ensino dos nossos alunos. Os profissionais da rede municipal estão de parabéns pelos esforços, pela dedicação e comprometimento com a aprendizagem dos alunos. Encerramos o ano com a sensação de dever cumprido e prontos para novos desafios", concluiu.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias