Blog do HP
Assistência Social Tocantins

Casa de Apoio em Palmas atende mais de 5,5 mil pessoas

Atendimentos ocorreram no período de janeiro a maio de 2022, Casa é gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas

24/05/2022 10h36
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Tocantins
Casa de Apoio foi criada com o intuito de oferecer conforto e condições dignas a pacientes que realizam tratamento de saúde em Palmas - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Casa de Apoio foi criada com o intuito de oferecer conforto e condições dignas a pacientes que realizam tratamento de saúde em Palmas - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

A Casa de Apoio gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas),com apoio de voluntários,tem capacidade de atender, diariamente, mais de 120 pessoas.

Em 2021, a instituição hospedou mais de 17 mil pessoas; e em 2022, entre os meses de janeiro a maio de 2022, a Casa já realizou mais de 5,5 mil atendimentos. São pacientes encaminhados, por assistentes sociais, dos hospitais públicos de Palmas; Hospital Geral, Hospital Infantil e Maternidade Dona Regina.

São pessoas que vêm de vários municípios do Tocantins e também de Estados vizinhos para tratamento de saúde em Palmas e não têm onde se hospedar. A hóspede Márcia da Silva Luz, veio de Riachão no Maranhão para tratar um câncer no Hospital Geral de Palmas no final de 2021. " Fiquei cerca de três meses hospedada na Casa de Apoio e agora estou de volta para realizar exames", contou. "As pessoas aqui nos tratam muito bem, são atenciosas, alegres, carinhosas, amorosas, o atendimento é maravilhoso. Me sinto em casa ", afirma.

A Casa oferece quatro refeições diárias, balanceadas, apoio psicológico e espiritual e entretenimento, além de informações e orientações por meio de palestras. Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, a instituição também conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas.

Voluntariado

"O trabalho voluntário que realizo vem desde 2004 e a vontade de proporcionar um pouco de conforto para alguém foi o que me motivou a fazê-lo. Foram várias doações desde um momento de leitura com crianças na Casa, terapia, como também doação de alimentos e medicamentos, entre outras", afirmou a voluntária Jordana de Oliveira Rocha Dantas.

"Procuramos fazer daqui um ambiente de tranquilidade e conforto para receber as pessoas que passam por momentos de desequilíbrio em sua saúde”, conta a gerente da instituição, Elisangela Sardinha. "Muitas pessoas chegam acreditando que voltam logo para seus lares e, por conta dos tratamentos, precisam ficar meses e até anos hospedados na Casa. E para cada um desses hóspedes, damos nossa atenção especial e compartilhamos de seus avanços em direção à cura”, ressalta.

Casa de Apoio

A Casa de Apoio foi criada com o intuito de oferecer conforto e condições dignas a pacientes que realizam tratamento de saúde em Palmas.

O local oferece um cronograma diversificado de atividades, como realização de palestras, contação de histórias e até minicursos. A estrutura física da Casa é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches e ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela. Fica a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso. Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais de Palmas.

A instituição está localizada a 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso dos pacientes aos tratamentos de saúde.

Casa de Apoio em Palmas atende mais de 5,5 mil pessoas
Casa tem espaço de convivência e área de lazer entre outros ambientes - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Casa de Apoio em Palmas atende mais de 5,5 mil pessoas
Estrutura física da Casa é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches e ar-condicionado - Carlessandro Souza
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias