Blog do HP
Assistência Social Tocantins

Governo do Tocantins capacita equipes do Programa Criança Feliz de 65 municípios

Qualificação é sobre o Guia de Visita Domiciliar

17/05/2022 12h00
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Tocantins
Supervisora do Criança Feliz de Darcinópolis, Cacilda Maria da Cunha afirmou que o principal objetivo do programa é trabalhar o desenvolvimento infantil - Foto: Eliane Tenório/Governo do Tocantins
Supervisora do Criança Feliz de Darcinópolis, Cacilda Maria da Cunha afirmou que o principal objetivo do programa é trabalhar o desenvolvimento infantil - Foto: Eliane Tenório/Governo do Tocantins

Ana Cláudia Cavalcante e Cacilda Maria da Cunha são supervisoras do Programa Criança Feliz (PCF) e participaram da capacitação sobre o Guia de Visita Domiciliar, que está sendo realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), nesta semana. A qualificação foi dividida em duas turmas, nos períodos de 15 a 19 de maio e de 30 de maio a 2 de junho, atendendo 65 municípios que têm adesão ao Programa.

O objetivo da ação é habilitar supervisores e coordenadores municipais para que capacitem suas equipes de visitadores e demais atores dos territórios, baseados na metodologia abordada pelo programa.O público alvo são supervisores do Programa Criança Feliz dos municípios.

“Espero adquirir novos conhecimentos e me preparar melhor para capacitar os visitadores do meu município”, afirmou a supervisora do Criança Feliz de Axixá, Ana Cláudia Cavalcante.

Sobre a importância da capacitação, a supervisora de Darcinópolis, Cacilda Maria da Cunha afirmou que o principal objetivo do programa é trabalhar o desenvolvimento infantil. “Essa é a idade das descobertas e afetos que são levados para a vida toda. É necessário preparar bem as equipes para que saibam lidar com esse público”, opinou.

"A capacitação tem como base o que preconiza a Portaria 664/2021, onde fala das atribuições da Gestão Estadual, coordenar e viabilizar a capacitação dos supervisores municipais pelos multiplicadores nos cursos especificados pela Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (Snapi), sempre que necessário e de forma a não prejudicar a execução do Programa no município" informou a coordenadora do PCF no Tocantins, Katilvânia Guedes.

"É necessário que a capacitação do Guia de Visita Domiciliar seja feita de forma presencial porque trabalha com dinâmicas e interações, que não conseguem ser realizadas de forma on-line", afirmou Katilvânia Guedes que ainda reforçou que “a metodologia da capacitação é de forma participativa e problematizadora, com exposição dialogada de conceitos; dinâmicas de grupo e roda de conversa”, destacou.

A supervisora do Programa Criança Feliz do município de Sampaio, Agajeene Silva de Souza, trabalha há cerca de um ano e seis meses com o PCF. "Estou aprendendo muito nesta capacitação presencial porque muita gente tem a mesma dúvida e aqui surgem as perguntas e respostas que a gente quer saber e esquece no on-line, então a gente acaba tirando mais dúvidas", explicou.

"Nunca participei de uma capacitação com tanta interação de todos os participantes e a parceira da Setas com empenho e dedicação é maravilhosa", afirmou a supervisora de Darcinópolis, Cacilda Maria da Cunha.

Dados

No Tocantins o Programa Criança Feliz (PCF) conta com a adesão de 65 municípios, 65 supervisores, 324 visitadoras, 7.561 famílias visitadas e 9.4731 visitas realizadas, em 2022.

Kits Visita

Durante as capacitações estão sendo entregues os kits devisita contendo: bolsa, garrafinha de água , manual de orientações para ações intersetoriais do PCF, caderno de boas práticas. A implementação do Comitês Gestores intersetoriais municipais, guia para visita domiciliar entre outros materiais.

Municípios

Ananás, Alvorada, Aguiarnópolis, Araguacema, Arapoema, Araguanã, Arraias, Axixá do Tocantins, Augustinópolis, Barra do Ouro, Babaçulândia, Barrolândia, Bom Jesus do Tocantins, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Ponte Alta do Tocantins, Caseara, Colinas, Cristalândia, Campos Lindos, Colmeia, Conceição do Tocantins, Couto Magalhães, Darcinópolis, Divinópolis, Dois Irmãos, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Goianorte, Goiatins, Itaguatins, Lagoa da Confusão, Lagoa do Tocantins, Maurilândia, Miracema, Miranorte, Monte do Carmo, Muricilândia, Nazaré, Novo Acordo, Pindorama do Tocantins, Silvanópolis, Palmeiras do Tocantins, Palmeirópolis, Pau D'arco, Peixe, Pequizeiro, Ponte Alta do Bom Jesus, Praia Norte, Recursolândia, Riachinho, Rio Sono, Sampaio, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, São Valério da Natividade, Santa Rosa, Sítio Novo do Tocantins, Taguatinga, Tocantinópolis, Tocantínia, Wanderlândia e Xambioá.

Governo do Tocantins capacita equipes do Programa Criança Feliz de 65 municípios
Supervisora do PCF de Axixá, Ana Cláudia Cavalcante destacou que espera adquirir novos conhecimentos para capacitar os visitadores do seu município - Eliane Tenório/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins capacita equipes do Programa Criança Feliz de 65 municípios
Qualificação é sobre o Guia de Visita Domiciliar - Eliane Tenório/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins capacita equipes do Programa Criança Feliz de 65 municípios
Na primeira turma participaram 30 municípios com adesão ao Programa Criança Feliz - Eliane Tenório/Governo do Tocantins
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias