Blog do HP
Geral Maranhão

Governo leva ações do Projeto Proteger para a comunidade Pôr do Sol, em Paço do Lumiar

A comunidade Pôr do Sol, localizada no município de Paço do Lumiar, recebeu, neste sábado (14), as ações do Projeto Proteger, realizado pela Secret...

14/05/2022 16h40
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
14/05/2022

A comunidade Pôr do Sol, localizada no município de Paço do Lumiar, recebeu, neste sábado (14), as ações do Projeto Proteger, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ação ofereceu serviços como triagem, com aferição de pressão arterial e glicemia; teste de HIV, Hepatite B e C, Sífilis; atendimento nutricional; consulta médica; marcação de mamografia; orientação psicossocial, com psicólogos do Departamento Estadual de Saúde Metal; saúde bucal; entre outros. 

“O Projeto Proteger surgiu diante da necessidade dos marisqueiros, pescadores e trabalhadores rurais terem melhores condições de trabalho no que diz respeito à saúde do trabalhador. Já alcançamos os quilombos e agora estamos levando também para as comunidades. A intenção é levar esses serviços para todos que precisam”, explicou a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimunda Rudakoff.

A vendedora Maria José dos Santos, de 56 anos, chegou cedo na ação em busca de atendimento psicológico e exame preventivo. “A gente precisa desse tipo de ação na comunidade, pois o posto medico fica longe e os serviços vindo até nós é bem melhor”, afirmou. 

Os serviços beneficiaram também moradores de comunidades vizinhas, como o ajudante de pedreiro José Leite, de 52 anos, morador da comunidade Nova Jerusalém II. “Já recebi orientações sobre saúde bucal e vou fazer todos os atendimentos que tiverem disponíveis para mim. Eu não tenho condições de pagar por um atendimento particular, por isso vou aproveitar tudo que tiver aqui”, disse José Leite. 

O Programa Farmácia Viva também esteve presente na ação e ofereceu oficinas de chás a partir de plantas cultivadas na comunidade. Foram oferecidas, ainda, vacinação contra a Covid-19, com aplicação da primeira e segunda dose, e também das doses de reforço contra a doença. 

A ação contou com a parceria da Prefeitura de Paço do Lumiar, que ofereceu serviços como palestra sobre violência doméstica; atendimento do CRAS; vacinação de rotina; e teste rápido para Covid-19; 
“Essa parceria entre Estado e Município é de extrema importância para levarmos os serviços para mais perto da população”, comentou Helen Silveira, coordenadora de Políticas para a Mulher da Secretaria
Municipal de Direitos Humanos de Paço do Lumiar.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias