Blog do HP

E-mail

peixototv3@gmail.com

WhatsApp

63 9985154180

Prefeitura de Palmas Setembro 2020
Eleições 2020

Na luta por representatividade e transparência na Câmara de Palmas, “SOMOS” realiza pré-convenção nesta segunda, 14

Primeiro mandato coletivo do Tocantins e da Região Norte do Brasil

14/09/2020 12h28
Por: Helder Peixoto
Fonte: Eduardo Azevedo
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 14, as 19h40, por meio de vídeoconferência na plataforma Zoom, o SOMOS, primeiro projeto de mandato coletivo de Palmas, do Tocantins e do norte do país, realizará sua pré-convenção pelo PSB. Esse o último momento em que os pré-candidatos mobilizam apoiadores antes da Convenção do partido, que definirá os candidatos a prefeito, a vice-prefeito e vereadores. Estarão presentes na reunião, o pré-candidato a prefeito Tiago Amastha Andrino e o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha.

 

A reunião também contará com a participação de apoiadores do movimento e pessoas que se interessaram em conhecer as propostas e diretrizes dessa nova forma de se fazer uma política. Projeto inédito, os membros buscam “furar a bolha eleitoral que elege as mesmas pessoas para a Câmara de Palmas”, além de trazer mais representatividade para o Legislativo.

 

O grupo é composto pelo servidor público e ativista social Alexandre Peara, que será nome registrado na urna, pela administradora e pesquisadora Thamires Lima e pelo estudante e militante da juventude Augusto Brito. O SOMOS propõe um mandato participativo, pró-ativo e transparente, onde os três representantes possuem o mesmo poder de decisão dentro do Gabinete.

 

“Conversamos com muitas pessoas sobre esse nosso Projeto. Estamos muito felizes, pois a receptividade é muito grande. Estamos explicando e levando essa proposta para mostrar que é possível viabilizar uma candidatura mais representativa e econômica, já que não queremos regalias. Aproveitamos a oportunidade para agradecer antecipadamente todas e todos que vão participar com a gente da pré-convenção”, afirmou o grupo.

 

Conselheiros

 

O movimento Somos também afirma que o mandato coletivo contará com os chamados conselheiros do mandato coletivo. “São pessoas que representam diversos segmentos da sociedade, que defendem pautas específicas e que serão consultadas com o objetivo de fortalecer a participação popular na criação de projetos de leis, fiscalização do Paço e consultas públicas efetivas para a comunidade”, explicou Alexandre Peara em material enviado à imprensa.

 

O SOMOS

 

Primeiro mandato coletivo do Tocantins e da Região Norte do Brasil, o grupo objetiva buscar uma vaga na Câmara de Vereadores de Palmas. Esse modelo de candidatura já ocorre em outros Estados como Goiás, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, e tem crescido nos últimos tempos nos demais entes federativos.

 

Nessa nova proposta de democracia além da figura do Vereador, aparecem as figuras dos Covereadores e das Covereadoras, que compartilham da vida do gabinete e tem o mesmo poder de decisão do mandatário. Portanto, a decisão não é tomada somente por uma cabeça e por uma vivência, mas por uma coletividade. Isso fortalece a democracia, o debate e a representatividade que está em falta no parlamento municipal.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias