Blog do HP

E-mail

peixototv3@gmail.com

WhatsApp

63 9985154180

Prefeitura de Palmas Setembro 2020
Incêndios Florestais

Naturatins e parceiros combatem incêndios florestais na região do Cantão

O comandante do Exército Brasileiro, tenente-coronel Brusch, realizou o reconhecimento da área e fez a avaliação da situação dos incêndios na área do Cantão

14/09/2020 10h15
Por: Helder Peixoto
Fonte: Naturatins/TO
Focos de incêndio atingem o Parque Estadual do Cantão (Foto: Ciopaer)
Focos de incêndio atingem o Parque Estadual do Cantão (Foto: Ciopaer)

Brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) combatem incêndios florestais na região do Parque Estadual do Cantão (PEC). A área afetada pelo fogo foi sobrevoada na manhã deste sábado, 12, pelo presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque, pelo comandante do 22º Batalhão de Infantaria Motorizado (22º BI Mtz), tenente-coronel Brusch e pelo superintendente da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Erisvaldo Alves.

As medidas de segurança do Exército Brasileiro contra as queimadas ilegais e incêndios florestais para o Tocantins foi solicitada pelo Governador do Estado, Mauro Carlesse, oportunidade que solicitou a disponibilização das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), na região da Amazônia Legal e, em especial, no território tocantinense. A autorização foi publicada na edição do último dia 20 de agosto no Diário Oficial da União (DOU).

O sobrevoo faz parte das ações integradas do Comitê Estadual de Combate a Incêndios e Controle de Queimadas (Comitê do Fogo), responsável por promover políticas de prevenção, fiscalização e enfrentamento aos incêndios florestais no Estado.

No combate ao fogo está sendo usado um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer – TO), unidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que tem uma grande contribuição no controle dos incêndios, já que a aeronave possui o helibalde, compartimento que vai pendurado na parte de baixo, utilizado para o transporte de água para o combate às queimadas. A aeronave também faz o deslocamento dos brigadistas aos locais necessários.

Segundo o presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque, durante o sobrevoo o comandante do Exército Brasileiro, tenente-coronel Brusch, realizou o reconhecimento da área e fez a avaliação da situação dos incêndios na área do Cantão, para realizar o planejamento e as estratégias do Exército para auxiliar com as suas brigadas na prevenção, controle e combate do fogo.

“Diferente de anos anteriores os órgãos de segurança parceiros do Naturatins, juntamente com as nossas brigadistas, estamos antecipando as ações para evitar que o fogo se espalhe na região do Parque Estadual do Cantão”, afirmou.

Albuquerque, gestor do Naturatins disse que nestas ocasiões o poder estratégico do Governo do Estado é muito forte. “Rapidamente montamos as estratégias e há dois dias estamos fazendo o controle do fogo na região do Cantão. Estamos com mais de 25 homens no combate”, adiantou.

O presidente do órgão ambiental também destacou a participação do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, do supervisor do Parque do Cantão, Adailton Glória, que está oferecendo apoio e dos integrantes do Corpo de Bombeiros.

Unidade de conservação

“Essa parceria é extremamente importante para a conservação e preservação da natureza. Todos estão empenhados em proteger a unidade de conservação que é reconhecida nacionalmente e internacionalmente. A biodiversidade do Cantão é riquíssima. Temos que cumprir o nosso papel de órgão ambiental do Estado”, salientou.

Neste período de estiagem, o Governo do Estado está realizando diariamente iniciativas para prevenir e combater os incêndios florestais. No Naturatins, as ações de prevenção, controle e combate acontecem por meio da Coordenação de Segurança Contra Incêndios das Unidades de Conservação do Estado e do Instituto.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias