Blog do HP

E-mail

peixototv3@gmail.com

WhatsApp

63 9985154180

Prefeitura de Palmas Setembro 2020
Mostra de Artes

Cultura popular no último dia de “Itinerários: Mostra de Artes Cênicas de Palmas”

A Barraca Cia de Artes apresenta o espetáculo “Zé: Crônicas e poesias de José Gomes Sobrinho” na noite deste sábado, 12

12/09/2020 13h14
Por: Helder Peixoto
Fonte: Cinthia Gomes de Abreu
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Poesia, música, teatro, causos, história, cultura popular e muita energia! É neste clima, com uma mistura de linguagens artísticas, que se encerrará o “Itinerários: Mostra de Artes Cênicas de Palmas” na noite deste sábado, 12. O último dia do evento online recebe o espetáculo “Zé: Crônicas e poesias de José Gomes Sobrinho”, de A Barraca Cia de Artes. A transmissão acontece às 19 horas, no canal do Youtube do Coletivo Agulha Cenas. Na produção artística popularmente conhecida por “Zé”, as atrizes Cleuda Milhomem, Magna Carneiro, Cinthia Abreu, Iva de Oliveira e Leidiane Martins se revezam em cena com música, dança e teatro para elucidar, através da composição cênica ator-conceito-linguagem, a visão artística do poeta José Gomes Sobrinho (in memorian).

 

“Zé” aborda o mundo lírico do poeta imortal, de grande reconhecimento pelo seu talento na literatura e ativismo cultural, por meio de seus textos, música e, principalmente, pelo modo como as pessoas o viam. A estreia foi em 2014, em homenagem aos dez anos de falecimento do poeta. A direção do espetáculo é do ator, diretor teatral e cineasta Nival Correia. “Não se trata de uma referência biográfica de José Gomes, mas de uma projeção de movimentos, expressões, cores e sentimentos à obra poética dele, tornando-a visual”, explica.

 

A assistente de direção, a atriz Magna Carneiro, complementa que o espetáculo traz não só uma releitura das obras do artista, mas também da vida particular. “Mostramos ao público um Zé que todo mundo tem uma história para contar, um episódio que vivenciou, buscando estimular o público a compreender, subjetivamente, as concepções que norteavam o artista acerca de suas obras e da vida”, ressalta. A atriz Cleuda Milhomem acrescenta ainda que a proposta é também trabalhar o fortalecimento da identidade da cultura regional, por meio da divulgação dos poemas e crônicas do poeta. “Zé dizia que não morria nem que o matassem e o nosso espetáculo é a prova disso, pois a vida e obra dele ainda estão bem vivos em nossos corações tocantinenses”, conclui. O espetáculo de teatro de rua resgata a linguagem mambembe do universo cênico e traz uma proposta diferenciada até mesmo na execução musical, com instrumentos nada convencionais, como pedaços de telha, azulejo, canos, serrote, martelo, balde com água e pilão, entre outros elementos.

 

Companhia

Fundada em 2002, A Barraca trabalha e executa projetos de arte, cultura e educação, por meio de parcerias e intercâmbio, com experiência em produção de projetos de música, teatro, festivais e de formação de plateia. Os trabalhos realizados pelo grupo, sempre focaram na importância da arte e cultura como instrumentos de transformação e integração social das diferentes camadas da sociedade, buscando provocar discussão e reflexão com a as temáticas socioculturais como a saúde, o trânsito, meio ambiente e direitos humanos.

A trajetória de cerca de 20 anos é marcada também pela valorização da cultura tocantinense, com espetáculos, esquetes e campanhas que destacam e homenageiam artistas tocantinenses e os costumes do nosso povo. O portifólio do grupo conta com cerca de 20 espetáculos e esquetes teatrais, campanhas de arte-educação e prêmios nacionais como o “Volvo de Segurança no Trânsito”, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo projeto “Cultura de Paz”. A trupe é formada, essencialmente, por mulheres, como forma de incentivar e dar visibilidade ao empoderamento feminino.

 

Homenageado

Nascido em 1935, em Garanhuns (PE), José Gomes Sobrinho chegou ao Tocantins em 1989. Presidente do Conselho Estadual de Cultura, era acadêmico da Academia Tocantinense de Letras (ATL), ocupante da cadeira nº, 28 e da Academia Palmense de Letras, cadeira 09. Autor de 13 livros publicados, José Gomes presidia também o Fórum Nacional de Conselheiros Estaduais de Cultura. Em 2004, o Espaço Cultural de Palmas recebeu o nome Espaço Cultural José Gomes Sobrinho em homenagem ao poeta.

 

Mostra

A Mostra de Artes Cênicas de Palmas teve início na terça-feira, 08, e segue até este sábado, 12. Ao longo de toda a semana, foram apresentadas no canal do Coletivo Agulha Cenas atrações gratuitas para o público infantil e adulto, produzidas por grupos locais de diferentes linguagens artísticas, como dança, circo, poesia, contação de histórias, cultura popular e teatro. A agenda de apresentações foi composta pelos espetáculos “Horas Breves” do Coletivo Agulha Cenas (terça, 08), "Circo dos Brinquedos" com a Cia Os Kaco (quarta, 09), “As Histórias que vou te Contar da Cia UmpontoDois” (quinta, 10) e “Musical Jujubas” com a Cia Jujubas (sexta, 11).

 

O projeto "Itinerários: Mostra de Artes Cênicas de Palmas" é uma realização do Coletivo Agulha Cenas com patrocínio da Fundação Cultural de Palmas e Conselho Municipal de Políticas Culturais, por intermédio do Fundo Municipal de Cultura, com o apoio do Estúdio OX, Loja Natupetit, Programa Conversa com Lubia Araújo e Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac).

 

O Itinerários estava previsto para acontecer de 26 a 29 de março, no Teatro Sesc Palmas, porém, foi suspenso dias antes por causa da pandemia e o decreto de cancelamentos de eventos que incidem em aglomerações.

 

Serviço

O quê - Itinerários: Mostra de Artes Cênicas de Palmas

Quando – Neste sábado, 12 de setembro

Onde – Canal Agulha Cenas no Youtube

Horário – Às 19 horas

Apresentação gratuita

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias