Blog do HP
Segunda, 17 de Janeiro de 2022 16:04
63 985154180
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto prevê disponibilização de curso profissionalizante para pescador durante defeso

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados Bismarck: qualificação vai potencializar a empregabilidade dos pescadores O Projeto de Lei 2414/21 determina q...

06/12/2021 19h35
Por: Helder Peixoto Fonte: Agência Câmara de Notícias
Bismarck: qualificação vai potencializar a empregabilidade dos pescadores - (Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)
Bismarck: qualificação vai potencializar a empregabilidade dos pescadores - (Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 2414/21 determina que o Ministério da Educação deverá disponibilizar cursos de alfabetização e técnico-profissionalizantes, preferencialmente na área de pesca e aquicultura, para os pescadores artesanais durante o período de defeso. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Conforme a proposta, os cursos serão oferecidos por meio de programas de alfabetização e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que disponibiliza cursos técnicos gratuitos para jovens e adultos.

Autor do projeto, o deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) afirma que o objetivo é aproveitar o período em que a pesca é proibida para qualificar os pescadores. “A qualificação irá potencializar a empregabilidade dos pescadores, visto que as competências e as habilidades exigidas mudaram muito”, disse.

A proposta altera a Lei do Seguro-Defeso.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias