Blog do HP
Quinta, 20 de Janeiro de 2022 10:29
63 985154180
Cultura Teatro

Projeto Teatro em Ação leva jogos teatrais com inteligência emocional para o desenvolvimento de professores

Ainda de acordo com Tatiane Breve, o projeto foi uma grande surpresa

06/12/2021 08h54
Por: Helder Peixoto Fonte: Cinthia Abreu
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cerca de 70 professores da cidade de Araguaína foram capacitados pelo projeto “Teatro em Ação”, que ofereceu oficinas e jogos teatrais com foco na inteligência emocional. De acordo com a proponente e ministrante do projeto, a atriz e coach Tatiane Breve, foram 15 oficinas realizadas ao longo do mês de novembro nas escolas – Escola Estadual Benjamim, Escola Estadual Campos Brasil, Escola Estadual Jardim Paulista, Escola Estadual João Alves e Escola Especial Raio de Luz – Apae.

 

Ainda de acordo com Tatiane Breve, o projeto foi uma grande surpresa. “Quando eu escrevi pensei em algo que fosse diferente, que pudesse trazer um momento de descontração, mas também material para discussões em sala de aula. O retorno foi tão positivo que já penso em criar um projeto ainda mais estruturado para repetir em breve”, relatou.

 

Professora da Escola Estadual Campos Brasil, Maria Zilma avaliou de forma positiva a atividade ministrada. “Foi ímpar! O tempo destinado a atividades que nos façam reprogramar a mente de problemas, tanto pessoais quanto profissionais, repensar o modo como nos comunicamos e a nossa vida de modo geral, foi essencial, principalmente por estarmos no final do ano letivo e em um momento pandêmico”, considerou a professora. Ela acrescentou ainda que foram muitos aprendizados na oficina, especialmente sobre o grau da eficiência da comunicação individual. “Foi um grande aprendizado com o foco que devemos dar aos nossos objetivos e uma autoavaliação de todos os pilares da nossa vida”, ressaltou.

 

O diretor do Colégio Estadual Jardim Paulista, Leonardo Auto Barros, afirmou que a oficina permitiu a união de diversas linguagens que focaram o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores. “A oficina favoreceu o trabalho dos professores em sala de aula. Foi percebido um leque de possibilidades para se trabalhar com dinâmicas teatrais, que favorecem também o emocional dos nossos alunos. Todos gostaram muito de participar e se sentiram muito atraídos pelo aprendizado e conhecimento ofertados”, declarou o diretor.

 

Ainda de acordo com a proponente do projeto, o intuito foi de levar um momento de aprendizado, mas também de descontração. Foram repassados, na ocasião, jogos práticos e úteis ao dia a dia da sala de aula, visando maior conexão entre professores e alunos. Os jogos teatrais foram mesclados com ferramentas de inteligência emocional, unindo teatro e educação, para trazer mais consciência aos participantes.

 

Projeto

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias