Blog do HP
Quinta, 20 de Janeiro de 2022 11:59
63 985154180
Cidades Gurupi

Prefeita Josi Nunes prestigia 4º Festival Literário de Lançamento Coletivo de Títulos da AGL

Durante o lançamento coletivo de obras literárias, foram apresentados 33 livros de 25 autores

29/11/2021 09h13
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom/Gurupi
Foto: Marcos Veloso
Foto: Marcos Veloso

A noite deste sábado, 27, em Gurupi, foi marcada pelo 4º Festival Literário de Lançamento Coletivo de Títulos. O evento foi organizado pela Academia Gurupiense de Letras (AGL), no Centro de Convenções Mauro Cunha, e contou com o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A prefeita Josi Nunes prestigiou a programação.

 

Durante o lançamento coletivo de obras literárias, foram apresentados 33 livros de 25 autores. Participaram escritores e escritoras de várias cidades do Tocantins, com destaque para jovens escritores, como o Victória Miranda, de 19 anos, que lançou seu primeiro livro Rascunhos Poéticos de um Iniciante.

 

“Sempre fui um leitor assíduo e inspirado pela poetisa Cora Coralina, lendo uma de suas poesias, fui motivado a ser um poeta jovem, então comecei a escrever, fui melhorando com o decorrer do tempo e cheguei a esta obra, que expressa meus sentimentos, pensamentos, curiosidades, críticas sociais, entre outras coisas”, comentou o jovem escritor.

 

Outro autor que apresentou sua obra foi o Padre Eldinei Carneiro, que escreveu o livro O Direito Digital Como Instrumento para o Combate dos Crimes Cibernéticos. “É um tema relevante, às vezes as pessoas acham que a internet é uma terra sem lei, mas nós temos um direito que rege as relações no mundo cibernético, o livro é um caminho de conhecimento, é uma oportunidade que a pessoa tem para seu crescimento pessoal, comunitário e social”, disse o padre.

 

A prefeita Josi Nunes mostrou entusiasmo ao participar do evento e garantiu que a classe pode contar com o apoio da gestão. “Temos tratado sobre a cultura em todas as modalidades, depois de vivermos uma Pandemia temos que voltar a nos emocionar e alegrar através da música, da arte, da literatura, entre outras modalidades culturais. Montamos um plano de governo e estamos buscando cumprir para reconhecer os valores e riquezas da nossa terra, foi um evento maravilhoso, isso mostra a credibilidade da AGL não só em Gurupi, mas no Tocantins”, afirmou.

 

Na ocasião, também foi comemorado o aniversário da Academia Gurupiense de Letras, que completou 22 anos, e houve posse da nova diretoria eleita da entidade. Foram empossados Paulo Albuquerque (presidente); Jenilson Cerqueira (vice-presidente); José Maciel de Brito (secretário); Floriano Chaves (tesoureiro); Marilde Gomes e Deusderes Acácio (suplentes de diretoria); Eldinei Carneiro (orador); Plínio Sabino, Ednéia Rezende e José Pereira (Conselho fiscal); e Roberto Ribeiro, Jussara Barreira e Ubiratã Silvestre (suplentes do Conselho Fiscal).

 

Para o novo presidente, Paulo Albuquerque, é uma grande responsabilidade assumir o cargo. “Não é fácil tocar uma academia de letras no interior do Brasil, mas temos a grata satisfação de fazer parte de uma entidade que vem fazendo isso com muita qualidade, a quantidade de obras lançadas hoje é uma demonstração clara que não estamos mortos literalmente, estamos produzindo, autores de todas as idades e Gurupi sendo referência como uma das academias mais fortes do Tocantins e da região Norte do Brasil”, relatou.

 

O ex-presidente da AGL, Roberto José Ribeiro, conhecido como professor Robertão, disse que a sensação é de dever cumprido e as expectativas em relação ao evento foram superadas. “Temos aqui escritores não só gurupienses, mas gente de várias cidades que vieram prestigiar o nosso evento. Isso é muito importante para nossa cultura e valorização de nossos artistas gurupienses”, destacou.  

 

O evento contou com presença de bom público e foi bem prestigiado pela comunidade. A aposentada Maria Amparo esteve presente e adquiriu alguns exemplares. “É muito bom esse tipo de evento cultural, eu sou uma apreciadora de bons livros e os nossos escritores estão de parabéns, pois gostei muito do que encontrei aqui”, disse.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias