Blog do HP
Educação Paraná

Colégio estadual de São José dos Pinhais promove a FLIZA, sua primeira feira literária

Realização da primeira FLIZA — Feira Literária Zilda Arns, incluiu bate-papos, apresentações musicais e de teatro de bonecos, exposição de bonecos ...

14/10/2021 19h30
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Paraná
© Anderson Pedroso
© Anderson Pedroso

O Colégio Cívico-Militar Zilda Arns Neumann, em São José dos Pinhais, promoveu nesta quinta-feira (14) a primeira FLIZA — Feira Literária Zilda Arns, evento inspirado na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece anualmente na cidade histórica no litoral do estado do Rio de Janeiro.

As atividades incluíram bate-papos sobre literatura, apresentações musicais e de teatro de bonecos, exposição de bonecos inspirados em personagens literários, sessão de leitura em uma gibiteca móvel e uma premiação de concurso literário.

O evento aconteceu das 8h até as 16h, exclusivamente para os estudantes do colégio. A ideia é, em 2022, abrir a feira para o público em geral.

“O nosso objetivo é, principalmente, fazer com que os nossos alunos leiam mais e escrevam cada vez melhor”, conta a diretora Sabrina Cordeiro. “Vieram dois escritores adolescentes, que sortearam livros para os alunos e conversaram. Foi importante para os estudantes descobrirem esse mundo da literatura e verem que eles podem ser escritores também”.

A escola promoveu, ainda, um concurso literário por meio da ferramenta Redação Paraná. Foi designado um gênero literário para cada série, incluindo conto, crônica e artigo de opinião. O colégio, então, premiou uma redação de cada série e publicou uma coletânea com os textos selecionados.

“Foi muito importante participar desse concurso. Serviu para incentivar a minha dedicação aos estudos”, diz Aline Ferreira Santos, de 12 anos. Ela foi a vencedora da 7ª série, com o artigo de opinião “Amizades virtuais”.

Outra vencedora do concurso foi Rayane Santos, de 15 anos. Ela se destacou no gênero conto, proposto ao 2º ano do Ensino Médio, com o suspense “O retorno de Andrews”.

“Achei muito legal a oportunidade de participar do concurso literário, porque me incentivou tanto na escrita quanto na prática de leitura”, comenta a estudante.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias