Blog do HP
Geral Tocantins

No sul do Estado, Governo do Tocantins orienta agricultores familiares sobre acesso ao crédito rural pelo Pronaf

Ação faz parte do Mutirão do Agrocrédito, realizado pelo Ruraltins, e tem por finalidade facilitar o acesso dos produtores ao crédito rural

15/09/2021 15h55
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Tocantins
Governo do Tocantins orienta agricultores familiares sobre acesso ao crédito rural pelo Pronaf - Foto: Governo do Tocantins
Governo do Tocantins orienta agricultores familiares sobre acesso ao crédito rural pelo Pronaf - Foto: Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e em parceria com a prefeitura Municipal de Santa Rita, reuniu nessa terça-feira, 14, os produtores rurais dos Projetos de Assentamentos São Judas Tadeu e Lago Verde para levar orientações sobre a emissão da Declaração de Aptidão Programa Nacional da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf), bem como o acesso ao crédito Rural pelo Pronaf.

O encontro, realizado pelo escritório Local de Aliança do Tocantins e com apoio da Regional de Gurupi, ocorreu pela manhã, no galpão do Narciso, na agrovila do PA São Judas. O evento contou com a presença da prefeita municipal Neila Maria da Silva Moraes; do secretário da Agricultura, Euvaldo Ferreira Gomes; do supervisor regional do Ruraltins de Gurupi, Francismar Gama; e dos representantes dos PAs, os produtores Narciso Moraes, e Gilson Buarque.

Para falar sobre o acesso ao crédito, o encontro contou com as orientações dos representantes da Caixa Econômica, Paulo Roberto Martins e Josué Pereira, gerente de Carteira.

Segundo o supervisor Francismar Gama, esta ação faz parte do Mutirão do Agrocrédito, realizado pelo Ruraltins e tem por finalidade facilitar o acesso dos produtores ao crédito rural pelo Pronaf.

“Nessas ações, além de orientar sobre as questões do acesso ao crédito e da DAP, nós também levantamos as demandas das pessoas que têm interesse e que estão aptas para acessar o recurso e junto com o produtor, elaboramos e encaminhar o projeto de crédito para a instituição bancária, dando ao produtor a oportunidade de custear e investir na sua atividade agrícola”, completou.

O Mutirão já vem ocorrendo em outros municípios da região, sendo também realizado na tarde dessa terça-feira, 14, no município de Crixás, aos produtores na Associação PA Boa Sorte, onde contou com um público de 42 pessoas. A palestra foi ministrada pelo técnico do órgão, Ribanez de Souza Rocha, do escritório de Aliança do Tocantins.

O próximo encontro será em Peixe, no dia 21 às 9 horas no PA São José. No dia 22, às 9 horas, no PA Penha na Lagoa do Romão (Salão Paroquial); e às 14 horas na Vila São Miguel (Escola Municipal Herculano de Queiroz).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 09h13 - Fonte: Climatempo
29°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 38°

31° Sensação
11 km/h Vento
62% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 38°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias