Blog do HP
Especiais Opinião

Ensino à distância e a perseverança do aprendizado

Como uma nova realidade para muitos alunos, o ensino à distância vem causando diversas impressões

07/08/2021 12h31
Por: Northom Alvarenga
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Perante o caos que a pandemia trouxe a humanidade se viu numa situação inusitada, um período de pandemia e isolamento social que gerou muitas situações fora do costume das pessoas.

 

Nesse novo contexto muitas áreas da vida humana foram mudadas radicalmente. Uma das áreas mais afetadas foi a educação que acabou por adotar o estilo do ensino a distância para poder se manter consistente durante a pandemia.

 

Como uma nova realidade para muitos alunos, o ensino à distância vem causando diversas impressões; primeiro ele destacou um grande problema da educação brasileira que é a forte dependência dos professores ministrarem os rumos da aula.

 

Esse problema explica como muitas pessoas têm a dificuldade de procurar e aprender coisas por si só, mostrando a ausência de auto didatismo em muitas pessoas e também mostrando que muitos não sabem usar do potencial próprio por terem uma ideia equivocada de depender de um mestre para aprender ou se desenvolverem os raciocínios de um conteúdo.

 

Algo bem marcante nesse período foi a diferença de renda das pessoas, em muitos casos diversos alunos não puderam acompanhar suas aulas por não terem condições e nem equipamento adequado para presenciar as aulas nos tempos corretos e interagir da forma devida para aprender seus conteúdos, criando em muitos meios problemas de acompanhamento e gerando atrasos, junto com muitas frustrações de alunos.

 

A falta de preparo de professores que entraram no ead perdidos sem saber usar bem as ferramentas novas e tendo que adaptar centenas de aulas e preocupados com o aprendizado de seus alunos, assim como muitos desses professores estavam na condição de alunos em outras universidades e estavam vivenciando muito do que seus alunos viviam.

 

Junto com a falta de preparo dos professores vinha a falta de preparo dos alunos que não sabiam reagir das devidas formas ao ensino à distância e nem a usar adequadamente as novas ferramentas online.

 

Estar num ambiente inapropriado atrapalha muito no estudo, para muitos estudar em casa é complicado pela necessidade de interagir com a família durante o decorrer das aulas, como com crianças ou pais pedindo ajuda, o barulho externo que as pessoas fazem em suas casas e até pelos acidentes que ocorrem durante a aula ao vivo, é necessário bastante paciência e estar acostumado com tais eventos para manter o estudo com qualidade e o foco.

 

O ead vem com histórias de superação de muitos alunos e professores por estarem superando seus problemas e melhorando o desempenho nesse novo modelo de ensino, de fato para muitos não é um sistema fácil de ser inserido mas a melhora de muitos alunos nesse contexto mostra o poder de adaptar que diversas pessoas têm.

 

A adaptação é o que vem tornando esse novo modelo algo possível, os alunos iniciaram muito dependentes de um professor e uma sala de aula para progredir seus estudos e muitos desses alunos superaram essa necessidade e têm desempenhos melhores do que no início do ead, de fato ainda não está bom o suficiente porém a melhora é um motivo para os alunos se manterem otimistas e continuarem com a moral alta para suas carreiras e seu aprendizado.

 

O ensino brasileiro ainda tem muito o que expandir e melhorar, os alunos desse país têm um potencial enorme e isso é perceptível quando eles são colocados num contexto sem preparo e ainda sim conseguem uma melhora notável em um ano nesse novo modelo de ensino.

 

Essa melhora vem para que todos possam contemplar que mesmo em tempos complicados as pessoas podem melhorar e crescer, que seja uma história de superação dos brasileiros e um motivo para que muitos sejam inspirados e os que se veem em situações ruins possam ter forças para continuar, que ninguém se frustre perante esse caos.

 

O ensino brasileiro tem se mantido com muitos alunos conseguindo prosperar, mesmo com as adversidades temos reações de perseverança e uma mensagem a ser passada adiante. Não desista nunca de prosperar e buscar aprendizados.

 

@ Northom Alvarenga de Oliveira cursa Licenciatura em Computação no IFTO e participa do Clube de Robótica de Porto Nacional-TO

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias