Blog do HP
Especiais Opinião

Doar e adotar, responsabilidade e família

Alguns não tiveram algo tão valioso e marcante na vida como a família

31/07/2021 11h00 Atualizada há 2 meses
Por: Northom Alvarenga
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

humanidade tem uma das instituições mais lindas que se pode imaginar ter, a instituição família.

 

Por muitos uma organização social considerada sagrada e abordada de diversas formas em cada sociedade, religião e cultura que já esteve presente nesse mundo, sendo vista e reagida das mais diversas formas pelas pessoas do século atual.

 

Para a criação do ser como pessoa é a primeira base de consciência e interação social, para a educação e para a compreensão das linguagens humanas é o local que uma pessoa aprende seus primeiros termos e palavras, as lógicas de raciocínio e principalmente sua moral e conduta.

 

Para muitos é o desejo e realização de vida e poder formar uma família, para outros o desejo de ter a família que foi perdida é gritante e a falta que os parentes fazem é semelhante a fome insaciável. Para outras pessoas a família é o bem que elas defendem com unhas e dentes e que cada um dos membros de seu clã é um protegido valioso.

 

Alguns não tiveram algo tão valioso e marcante na vida como a família, com outros ocorreu a rejeição de uma família que não estava preparada e que se mostra uma realidade triste e comum e muitos invejam quem tem uma boa família e um lar pacífico.

 

É nessa instituição que a humanidade sempre se baseou e ela é o padrão mais antigo de ordem e organização social que se pode imaginar. É na família que obter posses e propriedades se tornou uma coisa possível e dentro de muitas famílias que pessoas das mais poderosas até as mais fracas surgiram e andaram nesse mundo, sendo criadas e aprendendo muito do que levaram para suas histórias.

 

A adoção vem como a luz para muitos que nunca poderiam ter filhos ou que perderam seus parceiros e não poderiam ter uma cria em solidão, mas acima disso tudo vem como a oportunidade de se doar e dar a uma pessoa que não teve um lar uma oportunidade de ser feliz.

 

A concepção de muitos sempre foi da família e da própria adoção serem uma forma de satisfazer uma necessidade de ter um filho para se bem resolver e antagonicamente uma família feliz e bem resolvida deseja repartir esse conforto e felicidade adotando aqueles que ainda não tem isso em suas vidas.

 

A arte de se doar para completar a vida dos outros, seja de um filho que ainda não se formou ou de uma criança que por algum ou diversos motivos não está em seu berço familiar, acaba sendo uma verdadeira forma de expandir em nosso mundo caótico algo valioso e importante que são as mensagens de amor que muitas histórias vem para contar.

 

Enquanto uns adotam, outros se doam e no fundo muitos são agraciados com uma benção valiosa, parentes dispostos a te cuidar e dar amor incondicional.

 

Dentro da doação e adoção, da família e até do mero relacionamento familiar acabam requerendo uma coisa que nem sempre é presente nas pessoas, o compromisso e a responsabilidade, num mundo com amores líquidos e responsabilidades meia boca as pessoas começaram a se esquecer desse senso de se comprometer. A ausência desse compromisso é um dos principais problemas da sociedade contemporânea, a falta do apego a causa e de querer ver tudo acontecer.

 

Numa realidade de divórcios e famílias quebradas, enganos e crimes, descrença e até mesmo de muitos sofrimentos e discórdias o ato de amar, se comprometer e principalmente de se doar antes de adotar se mostram atos de humanidade e resistência contra tudo aquilo que conspira para o mal.

 

Nessa sociedade com o comprometimento e a doação poderá ser feito um amanhã em que muitos irão acordar e se lembrar com nostalgia dos dias passados e de como as escolhas difíceis e com amor foram valiosas com as mais deslumbrantes histórias de amor e de superação que a humanidade poderá ver.

 

@ Northom Alvarenga de Oliveira cursa Licenciatura em Computação no IFTO e participa do Clube de Robótica de Porto Nacional-TO

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 08h13 - Fonte: Climatempo
29°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 38°

31° Sensação
13 km/h Vento
62% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 38°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias