Blog do HP
Turismo Bahia

Exposição inicia celebrações aos 500 anos de batismo de Catarina Paraguaçu

Até o próximo dia 30 de agosto, baianos e visitantes poderão conhecer um pouco sobre a participação da indígena no início do povoamento das terras brasileiras e sua história de fé.

30/07/2021 20h05
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Bahia - (Pamela Simplício)
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Personagem importante da história do Brasil e da Bahia, a índia tupinambá Catarina Paraguaçu é tema de exposição na Igreja de Nossa Senhora da Graça, na capital baiana. Até o próximo dia 30 de agosto, baianos e visitantes poderão conhecer um pouco sobre a participação da indígena no início do povoamento das terras brasileiras e sua história de fé. 

A pequena mostra inicia o ciclo das comemorações pelos 500 anos de batismo de Catarina, primeira brasileira a professar o catolicismo ao ser batizada na Catedral de Saint-Malo, na França, em 1528. A celebração antecedeu o casamento com o português Diogo Álvares Correia, o Caramuru. 

Catarina tornou-se devota da mãe de Jesus por conta das recorrentes visões/sonhos com a santa católica, que a levaram a construir, ainda no século XVI, a primeira capela dedicada a Nossa Senhora da Graça e segunda igreja da Bahia. 

Dentre as peças em exibição estão o registro de batismo de Catarina Paraguaçu, utensílios indígenas, pinturas retratando o povoamento de Salvador e os sonhos da indígena, bem como esboços da escultura desenvolvida pelo artista plástico Bel Borba para as comemorações em 2028 e totem contendo resumo biográfico. 

“Esta é uma oportunidade para conhecer mais sobre a história da nossa terra e fortalecer também o turismo religioso, tão característico da Bahia”, disse o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, durante a abertura da exposição, nesta sexta-feira (30), precedida por missa celebrada pelo arquiabade do Mosteiro de São Bento, dom Emanoel D’Able do Amaral. 

SERVIÇO 

O quê:Exposição Catarina Paraguaçu – Do sonho à realidade 

Quando:De segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17, e domingos, das 8h às 10h e das 17h às 19h. Até 30 de agosto. 

Onde:Igreja de Nossa Senhora da Graça (Bairro da Graça, Salvador-BA) 

Fonte: Ascom/ Setur

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 09h13 - Fonte: Climatempo
29°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 38°

31° Sensação
11 km/h Vento
62% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 38°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias