Blog do HP
Especiais Opinião

Uma imagem e mil conclusões, o olhar humano e a interpretação

A interpretação humana começa com a busca de informações em perguntas

24/07/2021 11h54
Por: Northom Alvarenga
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quando os humanos veem algo os seus julgamentos são um reflexo de suas almas. Dessa forma pessoas diferentes irão compor visões diferentes sobre uma mesma coisa.

 

A interpretação humana começa com a busca de informações em perguntas. Após a análise breve a avaliação fica mais e mais profunda e a cada novo ponto encontrado acaba direcionando a conclusão e a tornando mais completa.

 

Em uma corte onde ocorre um processo sobre um crime, a menor das provas pode influenciar o julgamento do juiz e determinar o final do caso assim como definir as penas e até mesmo os culpados e inocentes na questão.

 

Vendo assim, notamos que a menor das informações pode mudar todo o contexto e isso não se prende apenas em ambientes jurídicos, mas em diversas outras situações como, por exemplo, um cientista fazendo suas análises e testes e acaba tendo uma nova ideia do que deve testar e pondo isso em prática consegue uma informação determinante para a conclusão da teoria ou estudo que ele está desenvolvendo.

 

É interessante que cada humano que vê algo chega em uma conclusão diferente, às vezes com base nas informações individuais ou na experiência e às vezes nas personalidades e até na própria intuição que pode levar em fins diferentes.

 

Quando duas pessoas verem uma mesma imagem elas poderão pegar informações diferentes e até mesmo ter reações diferentes. Quando um agricultor vê algum tipo de inseto em suas plantas ele pode concluir que sabe qual veneno poderá usar para defender sua lavoura, o que é diferente caso o visualizador seja um biólogo especializado em insetos e ele foque em ver a espécie e procurar saber se esse inseto poderia ser ou não uma ameaça para a plantação; duas pessoas diferentes reagindo com base em suas especializações e por isso reagindo de formas diferentes no mesmo problema.

 

O próprio ambiente acadêmico tem muitos exemplos dessa interação de interpretações, quando os debates de diferentes matérias e temas vem à tona as pessoas espalham suas visões diversas e curiosidades, quase sempre complementares, e é isso que marca a necessidade da pluralidade de ideias, quando todo mundo tem uma variação de pensamentos as ideias diferentes aos poucos vão se unindo ou repelindo e com isso vão criando ideias novas e conceitos novos.

 

É em cima da variação que ocorre a evolução das idéias e essas evoluções nos trazem ganhos filosóficos, tecnológicos, teológicos e até mesmo sociais para as pessoas do mundo.

 

Curiosamente são nas diferenças que mais somos iguais, a igualdade máxima do humano é em ser diferente e que mesmo iguais na essência humana conseguimos ser diferentes em como somos humanos.

 

Uma mesma imagem ao ser mostrada a mil pessoas tem como resultado: terão visões iguais, visões equivocadas e até mesmo visões detalhadas e com informações boas. No final disso teremos mil interpretações.

 

Isso enriquece um fato muito curioso: que as divergências vêm para nos melhorar e como devemos lutar para que idéias mesmo que diferentes e até contraditórias possam existir. A evolução dos homens vem com suas discordâncias e para que possamos continuar evoluindo devemos incentivar os jovens, noviços e até os antigos a pensarem mais e compartilhar suas vivências e experiências. Serão nos pequenos relatos que as grandes histórias serão contadas para nossos descendentes.

 

Compartilhe e comunique-se. Um bom papo pode ser a semente para frutos deliciosos e importantes para sua vida.

 

@ Northom Alvarenga de Oliveira cursa Licenciatura em Computação no IFTO e participa do Clube de Robótica de Porto Nacional - TO

E-mail para quem deseja obter contato: northom09912@gmail.com

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 08h33 - Fonte: Climatempo
29°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 38°

31° Sensação
11 km/h Vento
62% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 38°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias