Blog do HP
Geral Espírito Santo

Seger e Prodest lançam o e-Docs Chain

O Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado (e-Docs) conta com uma nova ferramenta de segurança. Batizada de e-Docs Chain, a solu& ...

11/06/2021 17h58
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado (e-Docs) conta com uma nova ferramenta de segurança. Batizada de e-Docs Chain, a solução lançada pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), visa a garantir a autoria e integridade dos documentos armazenados na plataforma e a aumentar a proteção de dados.

A tecnologia permite que os documentos capturados no e-Docs, além de serem assinados com um certificado ICP-Brasil da própria aplicação, tenham um código de identificação gerado a partir de um algoritmo. Os códigos gerados são agrupados em blocos de dados e cada agrupamento é inserido em um novo documento, que também receberá uma assinatura digital e um código de identificação ao ser capturado. Este novo documento, denominado Documento-Elo, ao ser vinculado a um novo bloco subsequente, gera uma cadeia de confiança que torna o sistema mais seguro e permite o rastreamento de possíveis tentativas de fraudes aos documentos armazenados na ferramenta.

O e-Docs Chain garante a autoria e a integridade dos documentos baixados do e-Docs, mesmo fora dele, e também possibilita o usuário, por meio da função “Validar Arquivo”, verificar se um documento digital que tenha recebido consta na base de dados do e-Docs e confirmar informações sobre a data de captura, assinantes, entre outras.

“O e-Docs Chain é resultado do trabalho conjunto realizado pelas equipes Seger e Prodest, em prol do aperfeiçoamento do sistema. A solução é um grande avanço, que confere mais robustez aos métodos de segurança do e-Docs e oferece assim mais proteção às informações dos usuários”, destacou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon.

“A segurança da informação é um dos pilares mais importantes para oferecer serviços públicos digitais de alta qualidade. Por isso, é fundamental adotar uma solução que proporcione mais garantias de que os dados dos cidadãos estão sendo devidamente protegidos”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias