Blog do HP
Sábado, 14 de Junho de 2025
63 985154180
Educação Piauí

Estudantes da rede estadual exploram legado de Niède Guidon e descobrem riqueza arqueológica do Piauí

Olhos atentos, curiosidade à flor da pele e muitas descobertas. Assim foi a experiência de cerca de 80 estudantes do Ceti Prefeito João Mendes Olím...

10/06/2025 20h23
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Olhos atentos, curiosidade à flor da pele e muitas descobertas. Assim foi a experiência de cerca de 80 estudantes do Ceti Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, o Premen Norte, em Teresina, durante a exibição do documentário Niède. A produção conta a trajetória da arqueóloga Niède Guidon, responsável por revelar ao mundo a riqueza arqueológica do Parque Nacional da Serra da Capivara, no sul do Piauí.

A atividade reuniu alunos das 1ª e 2ª séries do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, no auditório da escola. Integrada às disciplinas de História e da área técnica, a exibição faz parte de uma proposta pedagógica que valoriza a formação integral, estimula a produção audiovisual e fortalece o vínculo com a cultura local.

Niède Guidon, que faleceu no último dia 4 de junho, dedicou mais de quatro décadas à pesquisa na Serra da Capivara. Suas descobertas, como pinturas rupestres com mais de 30 mil anos, desafiaram teorias tradicionais sobre a chegada do homem às Américas e colocaram o Piauí em evidência no cenário científico mundial.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Seduc

Mais que uma aula

A sessão de cinema foi mais do que um momento de lazer. Para os alunos, representou uma verdadeira imersão na história da arqueologia brasileira e na vida de uma mulher que transformou o olhar do mundo sobre o Nordeste. “Conheci melhor a história da Niède e entendi a importância dela para a preservação dos nossos sítios arqueológicos. Ela fez o Piauí ser reconhecido como referência mundial”, disse João Victor Oliveira da Silva Ramos, da 2ª série.

A colega Michelle Gomes Monteiro reforçou o impacto do audiovisual como ferramenta de aprendizagem. “O cinema torna o conhecimento mais leve, mais próximo. Aprender assim é muito mais interessante”, comentou.

Já para Sammya Cristina da Costa Oliveira, a experiência despertou um novo olhar sobre o próprio território. “O filme nos faz perceber as riquezas que temos aqui e como o trabalho da Niède fez o mundo olhar para o Piauí com outros olhos”, reforçou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Seduc

Educação que valoriza identidade

A exibição do documentário também se conecta a outros projetos em desenvolvimento na escola. Como continuidade da atividade, os estudantes irão produzir relatórios reflexivos e participar de rodas de conversa para aprofundar os debates sobre identidade, ciência e patrimônio.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ações como essa fortalecem o protagonismo estudantil e valorizam a história do estado. “Reconhecer personalidades que elevam a autoestima do nosso povo e projetam o Piauí para o mundo é essencial. Queremos transformar a escola em um espaço de criação e produção cinematográfica, onde os alunos tenham a chance de desenvolver seus talentos e contar as histórias do nosso povo”, afirmou.

Com iniciativas como essa, a Seduc reafirma o compromisso com uma educação que inspira, conecta e transforma.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias