Blog do HP
Sábado, 14 de Junho de 2025
63 985154180
Cultura Escutas Públicas

Escutas públicas para discutir aplicação da recurso federais no setor cultural se encerram nesta semana

Objetivo principal é coletar contribuições para o desenvolvimento do Plano de Aplicação dos Recursos da Aldir Blanc

10/06/2025 09h09
Por: Helder Peixoto Fonte: Ascom Secult
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promove uma série de encontros voltados à escuta ativa de agentes culturais dos mais diversos segmentos, como Pontos e Pontões de Cultura, movimento hip-hop e comunidades quilombolas. O objetivo principal das audiências públicas é coletar subsídios para a construção do Plano de Aplicação de Recursos da Política Aldir Blanc. A próxima reunião presencial será realizada com todos os setores culturais hoje, dia 10, enquanto a escuta pública híbrida com as lideranças dos povos originários acontece nesta sexta-feira, 13, ambas em Palmas.

O PAR passa a ser plurianual, que abrange os quatro ciclos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), principal instrumento de fomento à cultura no país. A iniciativa busca promover o diálogo direto com quem faz a cultura acontecer nos territórios para fortalecer a construção de políticas públicas inclusivas, democráticas e eficazes. 

“A Escuta é um espaço vital para a construção de um diálogo aberto e democrático, onde cada voz é reconhecida e valorizada. É através desse intercâmbio que conseguimos fortalecer as políticas culturais do nosso Estado. Ao escutarmos aqueles que vivem e respiram a cultura em seus territórios, estamos criando juntos um caminho para políticas públicas que sejam verdadeiramente justas e que atendam às necessidades das nossas comunidades, seguindo as diretrizes do governador Wanderlei Barbosa”, disse o secretário da Cultura Tião Pinheiro.

Além das audiências públicas com os Pontos e Pontões de Cultura, o movimento hip-hop e as comunidades quilombolas, a próxima reunião com todos os setores culturais acontece nesta terça-feira, 10, no auditório do Sebrae, em Palmas e a escuta híbrida com as lideranças dos povos originários ocorrerá nesta sexta-feira, 13, também em Palmas.

Serviço:

10/06 -  18h às 22h - Escuta pública com todos os setores da cultura (auditório do Sebrae, Quadra 102 Norte, em Palmas).

13/06 - 10h -  Escuta híbrida (presencial e on-line) com lideranças dos povos originários (auditório do Sebrae, Quadra 102 Norte, em Palmas)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias