Blog do HP
Domingo, 20 de Abril de 2025
63 985154180
Geral Sergipe

Vigilância Sanitária intensifica ações na Vila da Páscoa para prevenir intoxicações alimentares

As intoxicações podem causar sérios problemas de saúde, especialmente em crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido

16/04/2025 09h56
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Sergipe
Foto: Mário Sousa
Foto: Mário Sousa

A Vila da Páscoa, evento realizado pelo Governo de Sergipe na Orla de Atalaia, em Aracaju, ganha vida em março com muita luz e decoração temática, encantando visitantes de todas as idades. Para garantir a segurança alimentar durante o evento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária Estadual, intensificou a fiscalização. Além de monitorar o armazenamento e a comercialização de alimentos, a equipe também oferece orientações sobre os cuidados necessários para prevenir intoxicações alimentares.

Lavar as mãos com água e sabão antes e após manusear alimentos e manter alimentos perecíveis em temperaturas adequadas, são algumas medidas simples que podem ser adotadas para prevenir intoxicações alimentares. “Apesar do trabalho das equipes, a população precisa ficar atenta aos alimentos que são consumidos. É importante não ingerir alimentos com alterações de odor, cor ou sabor, e lembrar que alimentos prontos não devem ser mantidos em temperatura ambiente por mais de uma hora, e não guardar para comer no outro dia”, explica a fiscal de alimentos, Michelli Rios.

As intoxicações alimentares podem causar sérios problemas de saúde, especialmente em crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido. Outro alerta é para o consumo exagerado de chocolates, que pode resultar em diversas complicações. Embora o chocolate em si não seja tóxico, o excesso pode causar dor de estômago, diarreia e náuseas, além disso pessoas podem ser alérgicas a ingredientes presentes nos chocolates, como nozes ou leite. 

“A dica é aproveitar os chocolates, mas sempre em porções controladas; verificar a composição dos produtos, especialmente para identificar alérgenos; beber bastante água para ajudar na digestão e evitar desconfortos; e claro, complementar o consumo, com frutas e alimentos saudáveis”, pontua Michelli.

A frentista Renata Lima, 25 anos, aprovou as inspeções e orientações da Vigilância Sanitária Estadual na Vila da Páscoa. “Está tudo muito bem organizado, não tenho reclamações. Esta é a minha primeira vez aqui e a organização dos alimentos me impressionou. Com certeza, tudo está em ordem”, considera Renata. 

A doméstica Edeuza Santos, 64 anos, foi aproveitar a Vila com a filha e os netos. “Estou achando a Vila da Páscoa muito bonita, aconchegante e linda. Estou aqui com minha família e realmente é importante esse cuidado da Vigilância para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos”, afirma Edeuza.  
 

Foto: Mário Sousa
Foto: Mário Sousa
Foto: Mário Sousa
Foto: Mário Sousa
Foto: Mário Sousa
Foto: Mário Sousa
Foto: Mário Sousa
Foto: Mário Sousa
Foto: Mário Sousa
Foto: Mário Sousa
Foto: Mário Sousa
Foto: Mário Sousa
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias