Blog do HP
Quinta, 24 de Abril de 2025
63 985154180
Geral Tocantins

Adapec habilita primeiro frigorífico de abate de suínos com registro no Serviço de Inspeção Estadual

Frigorífico possui capacidade de abate de 52 suínos/dia

27/03/2025 17h38
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Tocantins
Inspetores da Adapec acompanharam o primeiro abate de suínos do frigorífico - Foto: Majuh Souza/Governo do Tocantins
Inspetores da Adapec acompanharam o primeiro abate de suínos do frigorífico - Foto: Majuh Souza/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), autorizou o frigorífico Boa Esperança, no município de Silvanópolis, na região central do Tocantins, a realizar o abate de suínos. O estabelecimento é o primeiro com registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), autorizado a abater esses animais no estado. O frigorífico realizou o primeiro abate nesta quinta-feira, 27.

A Adapec acompanhou os trabalhos do frigorífico que possui capacidade de abater até 52 suínos por dia. “O estabelecimento já é registrado no SIE para o abate de bovinos e entrou com o pedido de autorização para abate de suínos. Nós orientamos e acompanhamos todas as etapas do projeto e as adequações feitas pelo frigorífico e, após todos os testes realizados, autorizamos para o abate de suínos”, destacou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

De acordo com o gerente de Inspeção Animal da Adapec, Antônio José de Sousa Caminha, a instalação de um frigorífico de suínos no Tocantins é de extrema importância para a população, pois representa uma oportunidade de desenvolvimento econômico local e regional. “Com a capacidade de processar carne suína de forma eficiente e segura, este frigorífico, além de gerar empregos diretos e indiretos, também fortalece a cadeia produtiva de suínos, beneficiando os produtores locais. Além disso, ao garantir produtos com a qualidade e segurança exigidas pelos órgãos de inspeção, ele contribui para a melhoria da alimentação da população, assegurando um abastecimento estável e de qualidade. Esse avanço também pode impulsionar o mercado de carne suína no estado, trazendo benefícios tanto para os consumidores quanto para os produtores, promovendo o crescimento e a diversificação da economia do Tocantins”, ressaltou Antônio José.

O proprietário do frigorífico, Milton Guarese, agradeceu o apoio da Adapec na implementação do projeto e pontuou que espera que a cadeia produtiva da suinocultura cresça no estado. “Somos o primeiro frigorífico no SIE com abate de suínos e acredito que a cadeia produtiva da suinocultura que ainda é pequena possa começar a crescer, pois o estado agora conta com um frigorífico habilitado para o abate de suínos, onde esta carne pode ser comercializada em todo o Tocantins”, destacou Milton Guarese.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias