Blog do HP
Domingo, 20 de Abril de 2025
63 985154180
Geral Gestão

Governo se reúne com municípios para apresentar ações do Acordo de Mariana com foco em saneamento

Representantes do Comitê Pró-Rio Doce, da Seplag, e da Semad receberam membros do Coridoce e de cinco cidades da Bacia do Rio Doce

27/03/2025 17h22
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Minas Gerais
Seplag / Divulgação
Seplag / Divulgação

O Governo de Minas , por meio do Comitê Pró-Rio Doce, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) , se reuniu com representantes do Consórcio Público de Defesa e Revitalização do Rio Doce (Coridoce) e de cinco municípios mineiros da Bacia do Rio Doce para explicar o Novo Acordo de Mariana. O objetivo foi dialogar sobre ações que poderão ser desenvolvidas para beneficiar a população no âmbito do saneamento. O Coridoce é a organização que representa os municípios da Bacia do Rio Doce.

Participaram da reunião os prefeitos de Dom Silvério, Jose Bráulio Aleixo, de Rio Piracicaba, Augusto Henrique da Silva, e de Sem-Peixe, Éder Elói Pena, que também é presidente do CoriDoce; os vice-prefeitos de Jaguaraçu, Marco Valério Masseno, e de Alvinópolis, Cláudio Alves Guilherme; o vereador de Jaguaraçu, José Geraldo Marcelo, o secretário de Desenvolvimento de Alvinópolis, Adinésio de Oliveira, o secretário Executivo do Coridoce, José Roberto Gariff, além de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG).

“O Governo de Minas está aberto para receber os prefeitos e esclarecer dúvidas sobre o Acordo. Consideramos, especialmente sobre a pauta desta reunião, a importância da interlocução com os municípios, que são os titulares da política pública e do serviço de saneamento básico”, afirmou a coordenadora-adjunta do Comitê Pró-Rio Doce, Thaís Vilas Boas.

O subsecretário de Saneamento da Semad-MG, Anderson Diniz, reforçou a importância da estruturação do projeto e das ações voltadas para os 200 municípios da Bacia do Doce, com foco no saneamento básico, na melhoria ambiental e na qualidade de vida da população. “O fortalecimento dessas iniciativas é fundamental para garantir o acesso a serviços essenciais e a recuperação dos recursos hídricos da região. Para isso, é imprescindível a articulação com os municípios visando soluções conjuntas e sustentáveis para os desafios enfrentados”, disse.

Saneamento

O Acordo direciona R$ 7,54 bilhões para ações de saneamento básico do Estado de Minas Gerais, com prioridade para estruturação e aportes em projetos de concessão ou Parcerias Público-Privadas (PPP), como a melhoria dos Sistemas de Abastecimento de Água e do Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos e Macrodrenagem.

A assinatura do Acordo foi realizada em outubro de 2024, pela União, estados de Minas Gerais, do Espírito Santo, Defensorias Públicas e Ministérios Públicos dos dois estados, Defensoria Pública e Ministério Público da União, e pelas empresas responsáveis pela tragédia, Samarco Mineração S.A., Vale S.A. e BHP Billiton Brasil Ltda.

O desastre causou a morte de 19 pessoas, além de danos econômicos e ambientais de grandes proporções. Os municípios atingidos, localizados ao longo do rio Doce, ainda hoje sofrem as consequências do rompimento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias