Blog do HP
Domingo, 23 de Março de 2025
63 985154180
Geral Sergipe

Sergipe tem representatividade no ‘Encontro Anual Educação Já 2025’

Evento internacional debateu avanços das políticas públicas da Educação. Secretário e presidente do Consed, Zezinho Sobral, participou do painel so...

13/03/2025 19h07
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Sergipe
Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici

A força das políticas públicas educacionais dentro e fora do Brasil para a transformação do processo ensino aprendizagem foi o norte do Encontro Anual Educação Já 2025, evento tradicional na agenda educacional no Brasil, promovido anualmente pelo movimento Todos pela Educação, realizado nesta quinta-feira, 13, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.

Representando Sergipe, o vice-governador, secretário de Estado da Educação e presidente do Conselho Nacional dos Secretários da Educação, Zezinho Sobral, participou do evento, que reuniu governadores, prefeitos, gestores, secretários de Estado e especialistas nacionais e internacionais para debater avanços educacionais voltados à melhoria do ensino no Brasil. 

O gestor reforçou o compromisso de Sergipe com a educação transformadora e a constante aplicação de práticas inovadoras. “O Brasil está reunido para discutir e fortalecer as políticas públicas, a fim de que a nossa educação alcance a todos. Escola é lugar de equidade e a educação precisa ser de qualidade em todas as faixas etárias. É através da educação básica bem estruturada que se constrói um futuro e se abrem portas de oportunidades. É muito importante a presença de Sergipe em um evento desta magnitude com entidades públicas e privadas que contribuem e se dedicam para que a educação avance”, afirmou o gestor sergipano.

Além de Zezinho Sobral, participaram do evento a professora Eliane Passos, presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE), e o professor Edson Costa, superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O Encontro Educação Já 2025 apresentou o balanço do Ministério da Educação (MEC) dos últimos dois anos e as perspectivas até 2026 a lideranças políticas na Educação e boas práticas. O evento contou com amplos debates de especialistas internacionais nas áreas de Educação e Mudanças Climáticas, Ciência da Implementação em Educação, Base Nacional Comum Curricular e Inteligência Artificial.

“Este encontro é muito especial, onde tivemos a oportunidade de conversar sobre a lente da decisão política, da formação e da implementação. Marcamos gol quando implementamos bem políticas públicas e fazemos com que o aluno na sala de aula tenha desenvolvimentos múltiplos adquiridos. Temos que ficar atentos à formação e à implementação. O Brasil funciona com os três poderes, com a união da sociedade civil e de forma federativa: união, estados e municípios. Não dá para fazer a grande decolagem da educação brasileira se não tiver planejamento e ouvir especialistas. Não podemos perder tempo com políticas que não dão resultado. A educação avança com a construção coletiva”, destacou Priscila Cruz, presidente executiva do Todos pela Educação.


Troca de experiências


Participantes de todo o Brasil assistiram a painéis sobre experiências exitosas e transformadoras da educação, ensino fundamental, ensino médio, educação profissionalizante, foco na gestão escolar e democracia, apoio psicossocial e intercâmbio. Também foram abordados temas sobre tecnologia a serviço da educação, educação em tempo integral, avanços na aprendizagem, primeira infância, docentes, entre outros.
 
O ministro Camilo Santana apresentou os avanços nos últimos dois anos e os resultados do programa Pé-de-Meia, a exemplo de quantos jovens retornaram às escolas públicas após a implementação.

“Vemos uma transformação social por meio de políticas públicas, como o Pé-de-Meia. Quatro milhões de estudantes foram beneficiados com o programa, com investimento de R$ 8,7 bilhões. A educação precisa ser vista como política de estado, não de governo. Queremos parceria, colaboração, planejar e executar políticas públicas exigidas. Para ter sucesso precisa ter metas, planejamento. Todos pela educação têm papel fundamental nessa construção”, afirmou o ministro.


Todos pela Educação


O secretário Zezinho Sobral participou do painel ‘A Implementação da Política Nacional do Ensino Médio (PNEAM)’, ao lado do professor Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, e Fátima Gavioli, secretária de Educação de Goiás.

“Na execução das novas diretrizes do ensino médio, as secretarias de Estado da Educação estão juntas, compartilhando experiências, respeitando as realidades e especificidades, de modo que, ao final, tenhamos um ensino médio com equidade e qualidade no nosso país. Qualquer política pública, para ter bom resultado precisa de investimento. Temos que focar na educação e cuidar para que não extrapolemos nossas competências sem perder de vista o que é inerente à área”, complementou Zezinho Sobral.

‘Todos pela Educação’ é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com o único objetivo de mudar a qualidade da Educação Básica no Brasil. O movimento trabalha para melhorar a formulação e implementação de políticas educacionais estruturantes. Por meio de uma série de ações, propõe e reivindica políticas públicas educacionais que garantam aprendizagem e igualdade de oportunidades para as crianças e jovens brasileiros.

Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici
Fotos: Acácia Merici
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias