O sexto texto do projeto Cronistas do Sol será “A morte da fantasia”, de autoria de Osmar Casagrande e com ilustração de Thiago Teles, que será disponibilizado no blog e nas redes sociais do mesmo a partir das 13h desta segunda-feira, dia 10 de março de 2025. Mais informações pelo e-mail cronistasdosol@gmail.com ou pelo WhatsApp (21) 99790-8953.
Segundo Osmar Casagrande, o Carnaval brasileiro vem perdendo há tempos suas características iniciais. “O olhar do cronista é o olhar arguto e crítico dos acontecimentos de seu tempo. O que estamos vivendo, no mundo todo, é uma dissolução cultural em ritmo intenso, daí a crônica. Embora ligeira, já que não trata dos primórdios dos desfiles de Carnaval, com os corsos e blocos que deram origem às escolas de samba (e que eram tratados a cacetete pela polícia!), a crônica toca alguns pontos fundamentais.”, pontuou o cronista.
Para Thiago Teles, a proposta da ilustração foi a de interagir com a intenção do texto. "Na leitura, se percebe que o Carnaval está perdendo sua identidade cultural e tradicional dentro do nosso país. E a partir disso, ilustrei como forma de abre-alas para não apenas o desenho interagir com leitura, mas para também buscá-lo expressar", ressaltou.
Osmar Casagrande
O nome todo é Osmar Casagrande Campos, mas qualquer terço me satisfaz. Nasci no extremo Oeste do Estado de São Paulo, na Presidente Epitácio, mais conhecida como Porto Epitácio, que também o era, à margem esquerda do rio Paraná. Dia da Concepção, 08 de dezembro do distante 1956, às exatas 18:00h. Ali foi meu porto de partida. Ali tirei meu passaporte para o mundo: aprendi a ler; ali me apaixonei pela poesia, naveguei mares e portos nas tantas leituras das letras, das imagens, dos perfis. Premido pelas leituras e pelo dom de sonhar, comecei a escrever em prosa, verso e outras linguagens e expressões. Me fiz escravo das letras, me casei com a prosa, tenho a poesia como amante e flerto (apaixonadamente!) com a expressão. Escrevo poemas, contos, crônicas, artigos, dramaturgias e, também, em braile, sobre peles vivas.
Thiago Teles de Souza
Terráqueo, portuense, tocantinense. Na bagagem de meus 22 anos, ainda inexperiente na vida, mas buscando a experiência. Sou um sonhador de olhos abertos que descobriu que desenhos não são apenas meros rabiscos, mais sim histórias para contar.
Sobre o Projeto
Cronistas do Sol reúne 16 artistas entre escritores, artistas visuais e fotógrafos tocantinenses, estes que irão dibuiar semanalmente uma crônica para degustação dos perdidos na internet. As crônicas não falarão apenas de um tema, mas, de vários. Assim, cultura, comportamento, política, sociedade, tecnologia, entre outros, serão abordados por esses cronistas, cada um(a) postando uma crônica a cada dois meses, esta sempre com ilustração (desenho, colagem) ou foto a cargo de um dos artistas visuais ou fotógrafos também integrantes do projeto, proporcionando um rodízio lítero-visual para deleite de toda a plebe internáutica. As plataformas virtuais serão as seguintes: cronistasdosol.blogspot.com – blog; instagram.com/cronistasdosol – Instagram; e facebook.com/cronistasdosol – Facebook.
Estão no elenco do projeto: Adriano Alves, Alexandre Acampora, Álvaro Maia, Ciro Gonçalves, Emerson Silva, Geuvar Oliveira, Glauber Matos, Osmar Casagrande, Ronaldo Teixeira, e Stella Maris Rosselet (Palmas); jjLeandro e Lia Testa (Araguaína); José Carlos de Freitas (Gurupi); Celio Pedreira, Paulo Aires e Thiago Teles (Porto Nacional).
Serviço
O quê: Projeto literário Cronistas do Sol publicará sexta crônica com texto de Osmar Casagrande e ilustração de Thiago Teles
Como: Veiculação da crônica “A morte da fantasia”, de Osmar Casagrande e desenho de Thiago Teles
Onde:
Quando: 10 de março de 2025
Horário: 13h
Informações: (21) 99790-8953 – cronistasdosol@gmail.com
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 28°
Chuva