Blog do HP
Sexta, 24 de Janeiro de 2025
63 985154180
Geral SAÚDE

HRPM conquista pela 7ª vez consecutiva certificação por excelência em gastronomia hospitalar sustentável

Por Governo do Pará (SECOM)11/01/2025 14h58quipe do SND do Regional do MarajóPelo sétimo ano consecutivo, o Hospital Regional Público do Marajó (HR...

11/01/2025 16h21
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Pelo sétimo ano consecutivo, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, no sudoeste da Ilha do Marajó, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade ao renovar a certificação nacional do Green Kitchen, concedida pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam). Este selo reconhece instituições que se destacam por oferecer refeições saborosas e nutritivas, preparadas de forma sustentável, sem o uso de aditivos químicos e com respeito ao meio ambiente.

A conquista reflete os esforços contínuos da gestão do HRPM em aprimorar, cada vez mais, a gastronomia hospitalar, integrando boas práticas ambientais e garantindo uma alimentação que alia saúde, responsabilidade ecológica e excelência.

A responsável técnica pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HRPM, Renata Feio, destaca que o selo Cozinha Verde é um grande reconhecimento para a unidade hospitalar, pois demonstra o comprometimento da instituição com os usuários, bem como com o meio ambiente. “Esse prêmio nos incentiva a aprimorar os recursos naturais disponíveis, mantendo a nossa missão de respeito à vida”, pontuou.

Aprovação - Cíntia Moraes Viana, de 36 anos, encontra-se no Regional do Marajó como acompanhante de sua filha que fraturou o antebraço. Ela comenta que é muito grata por todos os profissionais do hospital que acolheram sua filha e elogia a humanização da equipe. “O atendimento é maravilhoso. Estamos aqui há oito dias e não temos o que reclamar, todos são muito atenciosos e acolhedores, nos tratam super bem. Eu gosto muito da alimentação servida, tudo é muito saboroso. Não sabia que o hospital possui esse certificado, mas é fruto do bom trabalho, parabéns”, finalizou a dona de casa.

Horta hospitalar - O HRPM mantém a horta em uma área de 180 m², com espaço também para o cultivo hidropônico (é uma técnica de cultivo de plantas sem o uso de solo, mas sim de uma solução nutritiva). O cultivo de hortaliças, verduras, frutas e ervas ganhou um aliado com o sistema de compostagem de resíduos orgânicos. O conhecimento sobre como manter a horta tradicional e a hidropônica é compartilhado com funcionários, usuários, acompanhantes, a fim de incentivar o cultivo sustentável em hortas domésticas, o que pode gerar renda para as famílias.

Dados- Em 2024, a gestão do HRPM, por meio do SND, preparou e distribuiu 407.550 alimentações para colaboradores, usuários e acompanhantes.

O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara. A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. Serviço: A unidade fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas via telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127

Texto: Pedro Amorim

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias