Blog do HP
Segunda, 02 de Dezembro de 2024
63 985154180
Geral Paraíba

Professores da Paraíba participam do Encontro Nacional da Fundación Mapfre com projetos de educação viária

Quatro professores da rede estadual da Paraíba representaram o estado no 13º Encontro Nacional de Professores sobre Educação Viária, promovido pela...

29/11/2024 18h18
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Quatro professores da rede estadual da Paraíba representaram o estado no 13º Encontro Nacional de Professores sobre Educação Viária, promovido pela Fundación Mapfre. O evento, realizado nos dias 28 e 29 de novembro em São Paulo, reuniu educadores de seis estados brasileiros para compartilhar experiências e apresentar projetos destacados no campo da educação no trânsito. Os paraibanos tiveram seus projetos selecionados para concorrer em nível nacional, evidenciando o impacto das ações pedagógicas voltadas para a conscientização viária.

A participação dos professores foi viabilizada por um acordo de cooperação entre o Governo da Paraíba e a Fundación Mapfre. Segundo Léia Gonçalo, gerente executiva de Gestão Pedagógica e Desenvolvimento Curricular da Secretaria de Educação, a parceria possibilitou a formação de docentes da rede estadual por meio de cursos remotos realizados em abril e maio deste ano. “Os professores desenvolveram projetos em suas escolas até agosto e, em setembro e outubro, foram anunciados os selecionados para representar o estado no evento nacional”, explicou Léia.

Os projetos desenvolvidos pelos professores paraibanos abordam a educação no trânsito de diferentes perspectivas, com o objetivo de promover uma convivência harmoniosa entre pedestres e veículos e contribuir para a segurança viária. Entre os projetos selecionados estão: De Mãos Dadas, Transitando pela Vida: Educação Transforma Pessoas, Pessoas Transformam o Mundo, de Josué Jorge Gonçalves, da Escola Estadual Monsenhor Walfredo Leal, em Pirpirituba; e VRUM, VRUM, Lá Vem o Trânsito!, de Priscilla Cordeiro de Miranda, da ECI Félix Araújo, em Caturité.

Outros dois projetos que representaram a Paraíba foram Rota Segura: Educando e Protegendo Nossos Jovens, de Kelvia Souza Santos, da ECI Graciliano Fontini Lordão, em Pedra Lavrada, e Trânsito com Paciência: Educando para a Segurança nas Estradas, de Késsia Jeovana Soares de Almeida, da ECIT Nicea Claudino Pinheiro, em Cajazeiras. Este último destacou-se por trabalhar a empatia e as habilidades socioemocionais dos motoristas, além de promover a segurança viária alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Participar do 13º Encontro Nacional de Professores sobre Educação Viária e Vital é uma oportunidade riquíssima para compartilhar experiências e agregar conhecimento às práticas realizadas na escola. Isso nos permite ampliar os aprendizados em nossa comunidade escolar e contribuir para uma segurança no trânsito mais efetiva”, destacou a professora Kessia Jeovana.

Para Léia Gonçalo, a iniciativa fortalece a educação no trânsito desde as escolas, formando cidadãos mais conscientes e responsáveis. “Essa parceria é fundamental para que possamos contribuir para uma sociedade mais segura e harmoniosa no trânsito. Esses projetos mostram o quanto é possível gerar impacto positivo com ações educativas”, afirmou.

Durante o evento, os professores tiveram a oportunidade de trocar experiências com colegas de outros estados e aprofundar os conhecimentos na área. Além de celebrar o trabalho desenvolvido, o encontro promoveu a integração entre os participantes e o compartilhamento de práticas inovadoras para serem aplicadas nas escolas e comunidades locais.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias