O artesão que se formaliza tem mais credibilidade no mercado. Entre os dias 25 e 27 de novembro, os municípios de Santa Inês, Pindaré Mirim, Viana e Matinha receberam uma série de ações para valorizar o artesanato e o turismo no Maranhão. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) em parceria com o Sebrae/MA, incluiu a emissão da Carteira Nacional do Artesão e uma palestra sobre a base conceitual da atividade artesanal.
“O objetivo do Governo do Estado é garantir que mais artesãos tenham acesso às políticas públicas que os beneficiem, como linhas de crédito, participação em feiras e eventos e reconhecimento profissional. A Carteira do Artesão é mais do que um documento, é uma ferramenta de valorização e inclusão,” destacou a a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Durante o evento, a coordenação estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) realizou 27 cadastros no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB): oito em Santa Inês, sete em Viana e doze em Matinha. Antes disso, Viana e Matinha não possuíam nenhum artesão registrado no sistema e os novos cadastrados serão os pioneiros nesses municípios.
De acordo com coordenadora estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Liliane Castro, a iniciativa trouxe avanços significativos. “Nossa ida foi muito positiva, especialmente em Viana e Matinha, onde não havia nenhum cadastro no sistema. Esses artesãos pioneiros, com certeza, despertarão o interesse de outros artesãos em buscar a formalização. Identificamos também um grande potencial no trabalho artesanal, principalmente em Matinha, com técnicas belíssimas e tradições preservadas que precisam ser valorizadas,” destacou Liliane.
Um dos talentos encontrados foi o artesão Carlos Jean Mota Pinto, de Santa Inês, que trabalha com artesanato em cocos, sementes, conchas e madeira há mais de 20 anos no Polo Campos e Lagos Floridos. Mesmo com anos de experiência, ele ainda não havia conseguido se formalizar como artesão e comemorou a oportunidade oferecida pela ação.
“Durante todos esses anos, fui me aprimorando, mas não consegui tirar minha carteira em outras épocas. Agora, graças a Deus, a Setur-MA e o Sebrae estão aqui e eu consegui minha carteira de identidade como artesão,” celebrou Jean.
A artesã Genilda Monteiro Soares, de Bela Vista do Maranhão (MA), relatou a importância da ação para a trajetória profissional. Trabalhando há mais de 20 anos com crochê, macramê, bordados e tricô, Genilda encontrou na natureza da própria cidade inspiração para criar peças únicas e criativas.
“Achei a ação muito interessante para que nós, artesãos, possamos adquirir mais conhecimento e nos valorizarmos. É uma oportunidade de mostrar nossos trabalhos para outras feiras, em outros estados e levar a cultura do Maranhão para fora. Ser cadastrada é também ser reconhecida como profissional,” afirmou a artesã, que também atua como instrutora de artesanato desde 2011.
A parceria entre a Setur-MA e o Sebrae/MA reflete o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e cultural do estado. Com a emissão da Carteira Nacional do Artesão, os profissionais têm acesso a benefícios exclusivos, consolidando o artesanato como um dos pilares do turismo regional.
A Carteira Nacional do Artesão legitima a atuação no mercado formal e dá acesso a benefícios como participação em feiras e programas governamentais. A Setur-MA e o Sebrae/MA reforçam seu compromisso em apoiar os artesãos e impulsionar o turismo, consolidando o artesanato como parte essencial do patrimônio cultural maranhense.
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuva