Blog do HP
Domingo, 14 de Julho de 2024
63 985154180
Geral Maranhão

Grupo do documentário ‘Rolé em Família’ gravam nos lençóis maranhenses

Rolê Família viveu uma experiência rica e emocional e ficaram encantados com a diversidade cultural e histórica da cidade.

10/07/2024 19h42
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Com paisagens únicas, como os Lençóis Maranhenses e tendo um dos monumentos históricos mais visitados do Nordeste, o Maranhão tem o cenário ideal para capturar imagens inesquecíveis. Pensando em promover o estado, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) e a IGR Lençóis e Delta receberam o grupo do documentário ‘Rolé em Família’ para gravação de um projeto de exploração do turismo maranhense.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, afirmou que a parceria é uma oportunidade para alcançar novos públicos pela internet. “O Maranhão é um estado repleto de experiências para os mais diferentes segmentos. Abrir as portas para o ‘Rolê Família’ é como fazer o mesmo para milhares de pessoas que têm acesso ao conteúdo feito com muita qualidade e que valoriza os atrativos dos destinos turísticos”, destacou a secretária.

A press trip do 'Rolê Família' é composta por uma família de quatro pessoas (Bruno, Paula, Marcos e Marta) que, após mais de quatro anos de planejamento, decidiram embarcar em uma viagem de volta ao mundo, começando pelo Brasil. As viagens começaram em 2022 e, juntos, já visitaram 22 estados brasileiros e, este ano, uma das produções se concentrou no Maranhão.

O start para produção do documentário começou no mês de junho com o primeiro roteiro pelo Polo Delta e Lençóis. O quarteto explorou os municípios de Araioses e Tutóia, que fazem parte da região Delta do Parnaíba, e depois, seguiram para Barreirinhas e Santo Amaro.

O presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Lençóis e Delta, Patrick Araújo, acredita que esta é uma nova estratégia para mostrar as belezas naturais do Maranhão em plataformas de vídeo. 

“A gente conseguiu dar todo o suporte necessário durante a estadia e a passagem deles na sua região. O foco deles está mais voltado para o YouTube, o que faz com que os conteúdos tenham uma duração maior do que em outras redes sociais. Isso mostra que a sua região está com a governança fortalecida e com o alinhamento em prol da melhoria do turismo e do fortalecimento do setor”, afirmou Patrick Araújo.

O roteiro pelo Polo Lençóis e Delta incluiu uma vasta gama de atrativos que o Maranhão oferece, desde belezas naturais até culturais e religiosas. A família visitou locais turísticos tradicionais e roteiros que ainda são pouco explorados. Em Barreirinhas, conheceram o Bar da Hora. No Delta, visitaram a comunidade do Arpoador, conversaram com artesãs que produzem bolsas de fibra de buriti e participaram da cata do sarnambi com as marisqueiras.

Bruno relatou que durante a viagem aos Lençóis Maranhenses, o grupo teve a oportunidade de explorar as três principais bases (Santo Amaro, Atins e Barreirinhas) e também, Primeira Cruz. Além das famosas dunas e lagoas de água cristalina, eles descobriram muitas atividades e aspectos culturais locais.

“A gente conheceu a cata do Sarnambi, lá em Travosa, a gente conheceu o trabalho com a fibra do Buriti, lá no povoado de Marcelino, o trabalho na Casa de Farinha, lá em Tapuio, no povoado de Tapuio, saindo de Barreirinhas, a gente conheceu o plâncton bioluminescente em Atins. A casa da vovozinha, lá em Atins também, então a gente conheceu muita coisa que as pessoas não, às vezes quando vão para o destino elas não conhecem, sabe, e foi muito legal isso, foi uma das partes que a gente mais gostou da nossa ida para os lençóis” relatou Bruno.

Após a estadia na primeira parada, os visitantes percorreram as cidades históricas do Polo São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Alcântara).

Em São Luís, realizaram um City Tour, visitaram o quilombo urbano do bairro da Liberdade, conheceram os barracões de Bumba meu Boi e participaram do Batizado do Boi de Maracanã. Também documentaram manifestações culturais nos principais arraiais e visitaram casas de cultura, incluindo o Museu do Reggae, onde entrevistaram o diretor Ademar Danilo sobre o título de Capital Brasileira do Reggae.

“Nossa experiência no Maranhão, eu acho que é falar de muitas coisas. É falar de ritmos, é falar de cores, é falar de cultura, é falar de história, é falar de paisagens e falar de superação de expectativas. Acabou que a gente foi com uma expectativa, ela foi totalmente superada em vários aspectos, igual eu falei antes, foram muitas coisas que nos marcaram, muitas palavras que eu não consigo resumir em uma só palavra, a experiência que a gente teve no Maranhão, porque ela foi muito vasta, foi muito eclética, digamos assim”, relatou Bruno.

O Rolê Família viveu uma experiência rica e emocional e ficaram encantados com a diversidade cultural e histórica da cidade. O São João, por exemplo, foi descrito pela família como uma das experiências que ficará guardada na memória.

"O São João do Maranhão é uma das experiências culturais aqui no Brasil mais ricas... ver aquilo acontecendo, entender um pouquinho mais da história de Pai Francisco, de Catirina, tu entender um pouco mais da fé das pessoas no período de São João, foi uma coisa surreal. acho que é isso que eu vou levar mais do Maranhão", descreveu Bruno.

Na cidade de Raposa foram direto participar de um passeio náutico, visita ao corredor das rendeiras e aproveitam para fazer entrevistas com os moradores e empreendedores sobre a história do artesanato local. Em São José de Ribamar, o roteiro inclui passeios religiosos e de buggy ao pôr do sol. Em Alcântara, realizaram um City tour e visitaram a Ilha do Livramento, conversando com a única moradora da ilha, "Dona Mocinha".

Após finalizar as gravações na capital maranhense, o Rolê Família retornou a Atins para realizar um trekking de 5 dias pelos Lençóis Maranhenses, para captar novas imagens e documentar todas as experiências.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias