Blog do HP
Domingo, 14 de Julho de 2024
63 985154180
Saúde Saúde

Governo do Tocantins institui a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção ao Câncer

O trabalho será realizado anualmente em toda a segunda semana do mês de abril

10/07/2024 09h32
Por: Helder Peixoto Fonte: Karoliny Santiago
A SES-TO oferta atendimento a pacientes com câncer nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Foto: André Araújo)
A SES-TO oferta atendimento a pacientes com câncer nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Foto: André Araújo)

Para promover uma maior sensibilização acerca da importância da prevenção, o Governo do Tocantins publicou na terça-feira, 09, na edição nº 6.607 do Diário Oficial do Estado do Tocantins (DOE-TO), a Lei nº 4.460, que institui a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção ao Câncer.

A legislação institui que a promoção do tema seja trabalhada anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em toda a segunda semana do mês de abril, devendo ser trabalhadas informações sobre a prevenção e o combate, os riscos da doença, seus fatores, causas, formas de tratamento, e todas as informações que sejam pertinentes e relacionadas ao câncer.

Durante a Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer serão realizados eventos, debates, palestras, apresentações, distribuição de panfletos, folders, cartazes, atividades educativas, cartilhas informativas e assemelhados e outras iniciativas com o objetivo de informar a população sobre as características acerca da doença, da prevenção e do tratamento.

“A instituição dessa lei no âmbito estadual reforça a importância do trabalho de conscientização realizado pela nossa área técnica e demais servidores que atuam nesse processo de prevenção e atendimento aos pacientes em tratamento ao câncer no Sistema Único de Saúde, em nossas unidades assistenciais. Que todos abracem essa causa e fiquem atentos aos cuidados preventivos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

 

A doença

Câncer é um termo genérico para um grande grupo de doenças que podem afetar qualquer parte do corpo. Outros termos utilizados são tumores malignos e neoplasias. Uma característica que define o câncer é a rápida criação de células anormais que crescem além de seus limites habituais e podem invadir partes adjacentes do corpo e se espalhar para outros órgãos, processo referido como metástase. A metástase é a principal causa de morte por câncer.

 

Tratamento

O Governo do Tocantins oferece, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Hospital Regional de Araguaína (HRA), tratamento contra câncer, por meio das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONS) e em empresa terceirizada, na Capital. Os serviços são responsáveis por prestar atendimentos especializados nas áreas de Oncologia Clínica, Oncologia Pediátrica, Onco-Hematologia, Oncologia Cirúrgica, Ginecologia, Mastologia, Urologia, Dermatologia, Cardiologia, Clínica da Dor e Cuidados Paliativos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias