Blog do HP
Domingo, 14 de Julho de 2024
63 985154180
Geral Piauí

Defesa Civil e Anatel discutem a implantação de sistema de alerta de emergência em celulares no Piauí

O objetivo é informar imediatamente a população e às autoridades sobre possíveis catástrofes, permitindo uma reação rápida e eficaz em situações de...

13/06/2024 18h16
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário de Estado da Defesa Civil do Piauí, Nerinho, recebeu, nesta quinta-feira (13), o gerente da unidade operacional da Anatel no Piauí, Franze Matias. O objetivo da reunião foi discutir a implantação do sistema de monitoramento e alerta de emergência cell broadcast no estado. 

O novo sistema tem como objetivo informar imediatamente tanto a população quanto às autoridades sobre possíveis catástrofes, permitindo uma reação rápida e eficaz em situações de emergência, seja em localidades de risco sobre eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo. A nova ferramenta vai auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

De acordo com o secretário Nerinho, a implantação desse sistema de monitoramento e alerta é fundamental para orientar populações em situações de crise e que demandam uma resposta rápida.

“Esse sistema, que foi definido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, vinculado ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, e a Anatel como um sistema que utiliza a telefonia móvel como um mecanismo de alerta e orientação da população em situações extremas, de desastres, principalmente inundação, enchente, desmoronamento e incêndio. Esse sistema funciona a partir de um sinal sonoro e uma pop-up, uma janela, que é um sistema invasivo que opera por todos os celulares, estejam eles operando ou não, seja em comunicação ou não. Esse sinal é ativado alertando a população sobre um possível risco naquela área”, explica o secretário.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Diferente do SMS, o novo sistema cell broadcast não depende de cadastro e as mensagens aparecem na tela, em sobreposição aos demais aplicativos. Também é possível configurar para o celular emitir sinal sonoro, mesmo no silencioso, conforme a localização do aparelho.

O gerente da Anatel do Piauí, Franze Matias ressalta que o sistema será implementado ainda este ano. "Estivemos hoje pela manhã em uma reunião bastante proveitosa, onde apresentamos um pouco sobre a ferramenta cell broadcast, que virá a ser implementada este ano e a anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e Presidência da República. Estamos disponíveis para atuação junto com a Defesa Civil no estado, principalmente nos casos que sejam necessários uma atuação conjunta", ressaltou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias