Blog do HP
Domingo, 14 de Julho de 2024
63 985154180
Geral Maranhão

Secretário de Saúde recebe representantes de unidades da rede estadual reconhecidas com os selos “Gestão de Indicadores de Qualidade de Desempenho” e “UTI Eficiente”

As certificações são concedidas anualmente, a partir do desempenho das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde cada selo possui especificidades.

13/06/2024 16h49
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Maranhão
- SES recebe representantes de unidades da rede estadual reconhecidas com selos gestão de indicadores de qualidade de desempenho e UTI eficiente (Foto: Márcio Sampaio)
- SES recebe representantes de unidades da rede estadual reconhecidas com selos gestão de indicadores de qualidade de desempenho e UTI eficiente (Foto: Márcio Sampaio)

Doze unidades da rede estadual de saúde conquistaram o selo de "Gestão de Indicadores de Qualidade de Desempenho", e o Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, foi destaque, ainda, com o selo Epimed “UTI Eficiente”, com foco na alta performance das UTIs no Brasil, referente ao ano de 2023. Nesta quarta-feira (12), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, recebeu os representantes dos institutos e unidades estaduais certificadas pela empresa Epimed Solutions e Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

“A mobilização do governador Carlos Brandão é de extrema importância para os resultados obtidos na rede estadual, aliado ao empenho dos profissionais que cumpriram todos os requisitos previstos. Assim, cuidamos cada vez melhor dos usuários do SUS. É uma grande conquista”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Na rede estadual de saúde, UTIs adulto e pediátrica foram certificadas com o selo "Gestão de Indicadores de Qualidade de Desempenho", conferida pela AMIB, através do Sistema Epimed Monitor.

As UTIs reconhecidas com o selo foram do Hospital de Cuidados Intensivos (HCI); Hospital da Ilha; Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão; Hospital Macrorregional de Coroatá; Hospital Macrorregional de Urgência e Emergência Presidente Dutra; Hospital Dr. Carlos Macieira; Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago; Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA); Hospital Macrorregional Tomás Martins; Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão; Hospital Regional Laura Vasconcelos e Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho.

As certificações são concedidas anualmente, a partir do desempenho das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde cada selo possui especificidades. O selo “UTI Eficiente” é concedido às UTIs que apresentam boa eficiência clínica, de acordo com o Sistema Epimed Monitor. E contribuindo para a melhoria da qualidade da medicina intensiva e segurança do paciente, o selo de "Gestão de Indicadores de Qualidade de Desempenho” é concedido às UTIs que obtiveram os melhores resultados nesta categoria.

Para a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Kátia Trovão, o reconhecimento é uma conquista para o Maranhão. “A conquista do selo para todas essas nossas unidades demonstra que nós estamos no caminho certo e prestando um serviço de qualidade para a população maranhense”, pontuou.

“Essa certificação mostra que a equipe diretiva e a equipe técnica dos hospitais monitorados pelo programa da Secretaria estão imbuídos de trabalhar melhor a segurança do paciente, a qualificação assistencial e, principalmente, a otimização dos investimentos sem danos aos cuidados ao paciente, fazendo mais e melhor com os recursos já disponíveis pelo Estado”, destacou o do vice-presidente da Epimed, Marcel Muraro.

O Hospital Dr. Carlos Macieira é um dos três hospitais no Maranhão, entre público e privados, reconhecido com o selo “UTI Eficiente” AMIB/Epimed.  “O selo de 'UTI eficiente' é fruto de um processo de trabalho desenvolvido há mais de quatro anos, com reuniões diárias, com avaliações mensais, com planejamento estratégico bem específico, para que a gente pudesse chegar a esse momento de receber o selo de UTI eficiente, mostrando que um hospital público, bem gerenciado conseguem indicadores que só há bem pouco tempo atrás os hospitais privados conseguiam”, disse o diretor geral do Hospital Dr. Carlos Macieira, Edilson Medeiros.

O diretor clínico da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Ricardo Martins, pontuou sobre a qualidade do trabalho ofertada aos pacientes. “Estamos melhorando os indicadores assistenciais. Então, isso nos deixa muito felizes que os nossos pacientes estão sendo bem assistidos”, disse.

O gerente regional do Instituto Vida e Saúde (Invisa), Raimundo Júnior, reforça o objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em oferecer assistência de qualidade à população. “O nosso maior bem é o paciente, então este é o momento de festejar, pois nós estamos conseguindo mudar os indicadores do Maranhão a cada ano”.

O diretor do Hospital de Câncer do Maranhão, Ademar Soares, relatou a importância da conquista para os usuários da rede estadual de saúde. “Representa o trabalho conjunto de toda a equipe da Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social (ABEAS) no hospital, com apoio da Secretaria”.

Estiveram presentes ainda na entrega das certificações a superintendente de Acompanhamento à Rede de Serviços, Priscila Barros; a coordenadora do Departamento da Qualidade da SES, Patrícia Rocha; a coordenadora do Departamento de Alta Complexidade, Luziane Viegas; a coordenadora do Departamento de Acompanhamento à Rede de Serviços de Saúde da SES, Nayane Farias; a Coordenadora do Departamento de Normas e Legislação da SES, Luciene Coutinho,  e a Coordenadora do Departamento de Assistência à Saúde Materno e Infantil da SES, Tercia Carvalho, além da diretora adjunta Técnica do Instituto Acqua, Vanda Campos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias