Blog do HP
Domingo, 14 de Julho de 2024
63 985154180
Geral CAPACITAÇÃO

Em Bragança, CIIC promove curso de noções básicas de Libras para servidores públicos de 15 municipios

Foco é qualificar as pessoas que precisam atender o público portador de surdez e facilitar a comunicação com o mesmo

13/06/2024 16h32
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Pará
Crédito: Jader Turiel - ASCOM Prefeitura de Bragança
Crédito: Jader Turiel - ASCOM Prefeitura de Bragança

Para qualificar o atendimento de pessoas surdas e melhorar a comunicação entre os usuários dos equipamentos socioassistenciais, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seter), por meio do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) inicia uma série de cursos de introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras) para servidores públicos, coordenadores e gestores dos Cras e Creas. Até o dia 14 de junho, Bragança será o município polo da primeira capacitação.

Cerca de 15 municípios estão representados. O curso, que iniciou no Museu da Marujada, segue realização no auditório da Semtraps, com duas turmas: uma pela manhã e outra durante a tarde.

“Estamos trazendo para os municípios este curso básico de Libras para que os servidores possam melhorar, aprimorar a comunicação com a pessoa surda. No CIIC nós temos a Central de Libras e a partir dela garantimos a ida dos nossos intérpretes até as regiões para essa capacitação intensiva”, destacou a gerente do CIIC, Silvana da Silva.

Cássia Figueiredo compõe a assessoria jurídica da Secretaria de Trabalho e Promoção Social de Bragança e participa pela primeira vez da capacitação.

“É uma experiência nova e totalmente necessária. Nós, que trabalhamos com o público usuário da assistência social, atendemos diariamente muitas pessoas surdas, outras com necessidades especiais, então é preciso estar atualizado, aprendendo a comunicar”.

Já para Wesley Farias, tradutor e intérprete de Libras que está à frente do curso, a iniciativa é uma forma de fomentar a inclusão da pessoa surda em espaços de atendimento, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade.

“A proposta do curso é qualificar os servidores públicos, aqui de forma muito significativa no município de Bragança, onde o gestores, coordenadores e colaboradores encontram a necessidade do atendimento em Libras. O foco do curso são as pessoas que precisam atender esse público e facilitar essa comunicação”, comentou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias