Blog do HP
Domingo, 14 de Julho de 2024
63 985154180
Câmara dos Deputados Câmara dos Dep...

Comissão aprova projeto de incentivo a atletas e paratletas

A proposta continua em análise na Câmara dos Deputados

13/06/2024 15h32
Por: Helder Peixoto Fonte: Agência Câmara
Mario Agra / Câmara dos Deputados
Mario Agra / Câmara dos Deputados

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2596/23 , que cria um programa nacional para incentivar a prática de esporte e o desenvolvimento de atletas e paratletas.

Segundo o texto do deputado Jonas Donizette (PSB-SP), o programa será desenvolvido pelo Ministério dos Esportes, inclusive com parcerias, e terá dois eixos:

  • motivar a prática de esportes por pessoas de todas as idades e camadas sociais, especialmente entre crianças e adolescentes;
  • identificar estudantes com potencial atlético para desenvolver suas aptidões e formar equipes esportivas.

Para se enquadrar nesse último caso, o aluno deverá frequentar regularmente a escola e manter notas que garantam sua aprovação.

Infraestrutura
O programa será desenvolvido em polos regionais com infraestrutura e profissionais necessários para as atividades esportivas. Serão oferecidos equipamentos, alojamento e alimentação adequados.

A proposta prevê ainda incentivos tributários para pessoas físicas e jurídicas que investirem no programa, além de bolsas de estudo nas escolas particulares que aderirem ao programa.

Profissional de educação física
O relator na Comissão do Esporte foi o deputado Douglas Viegas (União-SP). Ele recomendou a aprovação da proposta com a alteração feita anteriormente na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência para determinar que as atividades de condicionamento sejam orientadas por profissional de educação física.

“O projeto coaduna-se com a Lei Geral do Esporte , que prevê diferentes níveis de prática esportiva: formação esportiva, excelência esportiva e esporte para toda a vida”, resumiu o relator.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias