Blog do HP
Quinta, 13 de Junho de 2024
63 985154180
Agropecuária Agropecuária

Emater entrega kits feira livre para municípios do Sul de Minas

Estado conta com mais de 600 feiras livres

11/06/2024 18h18
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Minas Gerais
Rafael Soal/Emater-MG
Rafael Soal/Emater-MG

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) promoveu nesta terça-feira (11/6) a entrega de kits feira livre para cinco municípios do Sul de Minas. O evento foi realizado na sede da empresa, em Belo Horizonte.

Os municípios contemplados com um kit foram Alfenas, Carmo do Rio Claro, Fama e Guaranésia. Já o município de Muzambinho recebeu dois kits. Cada kit é composto por 11 barracas de feira e 11 jalecos para uso dos produtores durante as vendas. Os recursos para compra dos kits pela Emater-MG, no valor de R$ 80 mil, são provenientes de emenda parlamentar federal.

“Esta entrega de kits feira, via emenda parlamentar, é uma estratégia da Emater-MG para comercialização. A empresa trabalha de ponta a ponta, desde o cultivo até a gestão da propriedade e a comercialização dos produtos. Com este trabalho, alcançamos mais de 18 mil famílias, que vendem sua produção nas feiras livres espalhadas em todo o estado”, afirmou o presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

De acordo com levantamento da Emater-MG, as feiras livres estão presentes em 614 municípios do estado e, em 58 cidades, encontram-se em fase de implantação. Em média, cada família obtém R$ 1,2 mil em um dia de feira.

A produtora de doces Maria Rita Dias de Paula, coordena a feira livre de Carmo do Rio Claro, realizada aos domingos. Ela explica que, com a entrega do kit para o município, será possível substituir antigas barracas e incluir novos produtores na feira. “Vamos trocar aquelas barracas que estão quebradas. Já temos 30 feirantes, e com a entrega dos kits vamos colocar mais três produtores na feira”.

A maior parte das feiras livres do estado tem frequência de até cem pessoas por dia, mas cerca de 9% dos eventos têm registro diário de mais de 500 pessoas.

Em 2023, a Emater-MG realizou a entrega de 71 kits, beneficiando 41 municípios. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais , Thales Fernandes, ressaltou a importância social e econômica das feiras livres em Minas Gerais.

“Essas famílias comercializam na feira livre um produto de qualidade, com acompanhamento técnico. São vendas diretas para o consumidor, sem atravessador. Elas também trazem dignidade para os produtores”, afirma o secretário.

Durante o evento de entrega dos kits, estiveram presentes diretores da Emater-MG, parlamentares, produtores rurais e representantes dos municípios contemplados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias