Blog do HP
Quinta, 13 de Junho de 2024
63 985154180
Senado Federal Senado Federal

Reforço de R$ 5,5 bi no orçamento para educação é enaltecido por Faro

O senador Beto Faro (PT-PA) elogiou, durante pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (11), iniciativas do governo federal para o fortaleciment...

11/06/2024 17h33
Por: Helder Peixoto Fonte: Agência Senado
 - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
- Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Beto Faro (PT-PA) elogiou, durante pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (11), iniciativas do governo federal para o fortalecimento da educação superior no Brasil. Para o senador, a inclusão da educação no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) reforça o compromisso do governo com o setor, garantindo recursos para infraestrutura, pesquisa e extensão universitária, especialmente no estado do Pará.

O senador destacou que a ampliação das verbas permitirá, por exemplo, que a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) possam expandir projetos de pesquisa e extensão. Ele destacou ainda a criação do campus da Universidade Federal em Rurópolis, cidade que, segundo ele, vem sofrendo com a migração de jovens que deixam a terra natal em busca de educação superior.

— Nos últimos anos, a cidade perdeu mais de 10% da população, principalmente porque os jovens buscam a formação de nível superior, até então inexistente na região. A criação deste campus é um símbolo ímpar do compromisso do governo federal com o conjunto do povo brasileiro, em especial com o povo amazônida — disse.

O parlamentar enfatizou que os recursos na ordem de R$ 5,5 bilhões anunciados pelo governo serão destinados a diversas melhorias, incluindo 223 novas obras e a retomada de 95 que estão paralisadas, além da criação de 10 novos campus universitários nas cinco regiões do país. Faro explicou que o investimento abrange a criação de salas de aula, laboratórios, bibliotecas, moradias estudantis e centros de convivência, além de melhorias em 31 hospitais universitários.

— A educação superior de qualidade é um pilar essencial para o desenvolvimento sustentável e inclusivo de qualquer nação. O governo Lula, ao priorizar este setor, demonstra um compromisso com o futuro do Brasil, reconhecendo que é através do conhecimento e da inovação que conseguiremos enfrentar os desafios do século XXI — concluiu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias