Blog do HP
Quinta, 13 de Junho de 2024
63 985154180
Geral Desenvolviment...

Com revitalização da orla de Matinhos, IAT oferece curso de construção civil

Curso de Aplicação de Revestimento Cerâmico é oferecido em parceria com o Senai e vai ocorrer entre os dias 17 de junho e 19 de julho. São 20 vaga...

11/06/2024 15h18
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Paraná
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os moradores de Matinhos, no Litoral do Paraná, poderão fazer no mês de junho uma capacitação gratuita na área de construção civil. O curso de Aplicação de Revestimento Cerâmico é oferecido pelo Instituto Água e Terra (IAT) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e vai ocorrer entre os dias 17 de junho e 19 de julho, com aulas às segundas, quartas, quintas e sextas à noite. São 20 vagas e as inscrições já podem ser feitas de forma presencial no Centro Comunitário Profissionalizante Vereador Mário Braga, local onde acontecerão as aulas.

O curso é viabilizado por meio do Projeto Básico Ambiental das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, executado pelo IAT em conjunto com o Consórcio DTA/Acquaplan. O cronograma prevê ainda, outras duas formações para este ano. O curso de Assentamento de Tijolo à Vista e Pedra Decorativa acontecerá entre 5 e 21 de agosto, enquanto a capacitação em Eletricidade Básica Residencial será entre 9 e 25 de setembro. Cada um dos cursos terá 20 vagas – as inscrições são abertas sempre um mês antes do início das aulas.

Outras capacitações já foram viabilizadas pelo IAT em 2024. Em março, os pescadores do município fizeram o curso de Motores Marítimos de Centro a Diesel, e em de abril foi ofertado o curso de Eletricidade Predial. Ainda em março, também por meio do projeto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promoveu cursos de Empreendedorismo e de Técnicas para Camareira de Meios de Hospedagem.

As ações visam o aprimoramento da mão de obra na cidade para o novo cenário econômico previsto para Matinhos a partir da modernização da orla e de outras obras estruturais em execução pelo Governo do Estado no Litoral, como a Ponte Guaratuba-Matinhos e a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek (JK), principal via de acesso ao balneário.

Em 2023, as capacitações beneficiaram 210 pessoas, em cursos como Técnicas Básicas de Jardinagem e Tratamento de Piscinas, Espanhol Básico I, Preparo de Massas e Pizzas, Inglês Básico Adulto I, Serviços Básicos em Açougue e Básico de Linguagem de Programação para Adolescente, Instalações Hidráulicas Prediais, Pintura de Obras e Técnicas de Construção Civil em Alvenaria.

ORLA DE MATINHOS –A revitalização Orla de Matinhos atingiu 94,12% de conclusão e deve ser entregue para a população até o segundo semestre de 2024. O investimento é de R$ 354,4 milhões por parte do Governo do Estado. Ela abrange serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de espécies nativas.

O projeto é acompanhado de melhorias na pavimentação asfáltica e recuperação de vias urbanas. O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e fenômenos naturais, como chuvas fortes e ressacas que costumeiramente atingem o Litoral.

As intervenções estão sendo feitas ao longo de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida. Haverá, ainda, a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada. Em uma segunda etapa, ainda sem previsão de data, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne.

Serviço:

Inscrição para curso de Aplicação de Revestimento Cerâmico

Aulas de 17 de junho a 19 de julho, no período noturno

Local: Centro Comunitário Profissionalizante Vereador Mário Braga, Avenida Paraná, 462 - Tabuleiro - Matinhos

Inscrições gratuitas no local

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias