Blog do HP
Quinta, 13 de Junho de 2024
63 985154180
Geral Desenvolviment...

IAT formaliza acordo de cooperação técnica com órgão ambiental de Santa Catarina

Na primeira etapa, finalizada na sexta-feira (07), equipes do IAT passaram por treinamentos específicos para o uso de drones na gestão ambiental. ...

11/06/2024 11h01
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Paraná
Foto: IMA/SC
Foto: IMA/SC

O Instituto Água e Terra (IAT) e o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) formalizaram um Acordo de Cooperação Técnica que visa a o treinamento e a capacitação de profissionais dos dois órgãos ambientais. O principal objetivo é identificar temas de interesse mútuo e promover a troca de conhecimento, potencializando as operações de ambas as instituições na conservação e preservação do meio ambiente.

Na primeira etapa, finalizada na sexta-feira (07), equipes do IAT passaram por treinamentos específicos para o uso de drones na gestão ambiental. Já os técnicos do IMA receberam aulas para a utilização de ferramentas de monitoramento e qualidade do ar.

Gerente de Monitoramento e Fiscalização do IAT, Álvaro Cesar de Goes destacou a importância da parceria com o estado vizinho. “Esse acordo demonstra a relevância de os órgãos ambientais do Paraná e de Santa Catarina trabalharem conjuntamente. Fortalece pontos de interesse comum entre as instituições e aprimora a proteção do meio ambiente”, afirmou. “Novas demandas poderão ser incorporadas conforme as necessidades tanto do IAT e do IMA”, acrescentou.

O curso de drones ocorreu no Parque Municipal Passaúna, em Curitiba, e contou com atividades teóricas e práticas. Os participantes tiveram a oportunidade de operar os aparelhos, executar manobras avançadas para monitoramento ambiental, capturar imagens e vídeos de alta resolução, obter distâncias precisas sobre imagens georreferenciadas e medir áreas e volumes. Essas são técnicas essenciais para a elaboração de pareceres técnicos tanto na fiscalização quanto no monitoramento ambiental em todo o Paraná.

“A realização de capacitações com o uso de tecnologias inovadoras, como foi o caso do curso de uso de drones, é uma ferramenta essencial para que os técnicos façam suas tarefas em menor tempo, com maior precisão e com menos riscos, proporcionando ao IAT a capacidade de responder mais rapidamente às demandas da população”, ressaltou o engenheiro florestal do IAT, Adilson Wandembruck, um dos alunos do curso que foi habilitado para pilotar drones.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias