Blog do HP
Quinta, 13 de Junho de 2024
63 985154180
Geral Operação Qualidade

Dia dos Namorados: confira as dicas da Agência de Metrologia para acertar nas compras

Tradicionais presentes e produtos de uso íntimo devem conter informações precisas nas etiquetas e rótulos

11/06/2024 09h19
Por: Helder Peixoto Fonte: Cejane Borges
Os produtos têxteis devem ter todas as informações contidas na etiqueta (Foto: Brenda Ramos)
Os produtos têxteis devem ter todas as informações contidas na etiqueta (Foto: Brenda Ramos)

Está chegando o Dia dos Namorados, momento de expressar o amor, de celebrar e de trocar presentes. A data faz com que muitas pessoas procurem o comércio na busca por mercadorias variadas e, também, por produtos de uso íntimo, como preservativos.

Visando orientar o consumidor, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), que é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), recomenda alguns cuidados que devem ser observados na hora de ir às compras.

Para que as negociações sejam seguras e assertivas, o presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, destaca que é fundamental que a população priorize realizar suas compras em empresas formais. “É de suma importância que o consumidor exija a nota fiscal, pois o documento é a garantia no caso de troca, direitos e reclamações”, destaca o gestor. Além disso, é importante saber que por meio da nota fiscal é possível rastrear o fabricante do produto.

 

Como comprar perfumes e cosméticos

Para quem optar por comprar produtos de beleza como cosméticos e perfumes, mercadorias que são pré-medidas, a orientação da Agência de Metrologia é que o consumidor leia todo o rótulo da embalagem, que deve conter o peso final do produto, descartado o peso de todo o material que o embala.

 

Roupas – o que observar na etiqueta

Os produtos têxteis devem ter todas as informações contidas na etiqueta e precisam contar com a presença do selo de qualidade do Inmetro. Roupas íntimas e artigos têxteis em geral devem atender ao regulamento de conformidade estabelecido pelo Inmetro. Dentre o conjunto de informações obrigatórias, devem constar nas etiquetas dos produtos dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante ou importador, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Todas as informações devem estar escritas em português.

 

Produtos campeões de vendas devem ter o Selo Inmetro

Com ofertas variadas, descontos especiais e produtos para os mais diversos bolsos, clientes aguardam a data para comprar os eletrônicos e eletroportáteis, que têm grande procura neste período de comemoração.

Chapinhas, barbeadores, secadores de cabelo, entre outros são produtos certificados que devem ostentar uma etiqueta do Inmetro.


Preservativos são produtos certificados

Os produtos de uso íntimo, como preservativos, que contam com grande variedade de fabricantes, matéria-prima, modelos, cores, texturas e até sabores, são métodos contraceptivos que têm sua comercialização regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que devem ser certificados pelo Inmetro, que assegura que o preservativo foi avaliado, passou por testes laboratoriais e está em conformidade para ser vendido.


Fique atento, preservativo tem prazo de validade

Nos testes metrológicos, o produto segue controle rígido quanto à resistência, tamanho e elasticidade. Na hora da compra, o consumidor deve estar atento à embalagem e observar se o produto tem a marca do Inmetro e do Organismo de Certificação de Produtos (OCP). Além disso, é fundamental verificar a data de fabricação e a validade impressa. E, também, não adquirir no caso de embalagem danificada ou violada.

Evite comprar se o produto estiver exposto ao calor ou ao sol. O látex (borracha natural) utilizado na fabricação pode se deteriorar.

Caso o consumidor encontre produtos sendo comercializados sem o Selo do Inmetro, pode registar a ocorrência na Ouvidoria da Agência de Metrologia, por meio do endereço eletrônico [email protected].gov.br. ou no telefone 3218-2076.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias