Blog do HP
Quinta, 13 de Junho de 2024
63 985154180
Cultura Lei Paulo Gustavo

Projeto O Brilho da Nossa Terra, de Anízio Silversmith, aprovado na LPG no Tocantins, será realizado em Palmas

Exposição retratará os cinco principais símbolos do Tocantins

10/06/2024 12h43
Por: Helder Peixoto Fonte: Ronaldo Teixeira
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os principais símbolos do Estado do Tocantins em peças feitas por meio da cinzelaria. Esse é o objetivo do projeto “O Brilho da Nossa Terra”, que será realizado pelo artista visual Anízio Silversmith e resultará numa exposição e a doação de uma peça ao Hospital do Amor, em Palmas, capital. O mesmo será realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 no Edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo no Tocantins, na categoria linguagens artísticas – Artes Visuais, módulo II. Mais informações podem ser obtidas via e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.

 

A confecção dos cinco ícones tocantinenses será feita em um atelier e oficina que o artista montou em sua própria residência, em Palmas. E a previsão de encerramento do Projeto será em novembro, em um espaço público da Capital.

 

Segundo o artista, a técnica de modelagem de metais remonta aos primórdios da história da humanidade. “Vale ressaltar que, apesar dos avanços tecnológicos, a arte da manufatura manual de metais vem ganhando destaque no cenário mundial, por conta do caráter exclusivo que as peças incorporam. Vemos isso no mercado de joalherias, objetos de decoração, artes plásticas, produção de modelagem industrial, entre tantos outros, onde a exclusividade é um fator de valorização dos produtos. Como exemplos, basta pesquisarmos no Google termos tais como: chasing e repousé (inglês), cinzelado (espanhol), cinzelagem (português), que seremos remetidos a inúmeras escolas internacionais que difundem essa técnica, não só pelo seu valor artístico, mas sobretudo, pelo seu valor comercial”, ressaltou Anízio Silversmith.

 

Ainda segundo ele, a cinzelagem é uma técnica de metalurgia em que um metal maleável é moldado por martelamento no verso para criar um desenho em alto relevo. “Muitos metais podem ser usados para trabalhos de cinzelagem, incluindo ouro, prata, cobre e ligas como aço, bronze, estanho e alumínio”, finalizou o artista.

 

O Projeto Exposição “O Brilho da Nossa Terra” prevê, em comemoração ao aniversário de 35 anos de criação do Estado do Tocantins – celebrado a 05 de outubro – a confecção de cinco (05) painéis de alumínio em alto relevo e coloridos, medindo cada um 2x1m, utilizando a arte da Cinzelagem e retratando 05 símbolos que representam o Tocantins, e que são eles: Amor Perfeito; Girassol; Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Natividade); Joias de Filigrana; e a Praça dos Girassóis (Palmas). Prevê ainda a impressão de um catálogo e a realização de uma exposição durante cerca de dois meses, em um espaço público a definir em Palmas.

 

Medidas de acessibilidade

O Projeto “O Brilho da Nossa Terra” prevê a medida de acessibilidade para portadores de deficiência auditiva, com a contratação de um tradutor de Libras. E a exposição será montada em espaço público (ainda por definir), quando serão observados todos os aspectos arquitetônicos, comunicacional e atitudinal, que contenham todas as medidas de acessibilidade, como rampas, corrimões, banheiros adaptados, entre outros.

 

Contrapartida social

Ao final da exposição, haverá a doação de uma peça para o Hospital do Amor, com a finalidade de que o mesmo comercialize o painel para arrecadar dinheiro para essa importante obra na área da saúde no Tocantins.

 

Ficha técnica

Anízio Dias dos Santos – idealizador, proponente e realizador; Ronaldo Coelho Teixeira – assessor de imprensa; Luan Crispim – tradutor de Libras; e Henrique Rafael –Designer.

 

Cronograma

Preparação da oficina para confecção das peças: 01/04 à 20/06/2024; confecção das peças: 20/06 à 30/07/2024; divulgação da exposição: 20/07 à 30/09/2024; montagem da exposição: 01/09 à 10/09/2024; Vernissagem: 01/10/2024; abertura e período da exposição: 02/10 à 30/11/2024.

 

Sobre o artista

Anízio Dias dos Santos, nascido em São Paulo (SP) aos 30 de maio de 1963. Superior em Tecnologia de Gestão de RH. Em 1979, ainda bem jovem, passou a ter contato com a arte de cinzelamento de pratarias – técnica de acabamento de metais, em que um metal maleável (principalmente cobre, prata, ouro e bronze). Recebeu treinamento específico nessa técnica com mestres artesãos de Portugal, Itália e França. Executou trabalhos para pratarias conceituadas da época (Galeria das Pratas, Pratel, Pratalux, Leão das Pratas, Saint’James Pratarias, Prataria Santa Rita). Por volta dos anos 1990, a prataria caiu em desuso no Brasil e os artesão que ainda haviam – inclusive Anízio – migraram para outras atividades comerciais. Em 1994, Anízio esteve na Alemanha, na cidade de Selters – por conta da empresa que trabalhava. Nessa ocasião, percebe que na Europa a arte de cinzelar estava ainda viva, sobretudo no cenário artístico onde designers dos mais variados segmentos a empregavam para a realização de suas concepções artísticas. A partir de 2006 decide voltar a praticar a arte de cinzelar em consonância com seus trabalhos artísticos. Sua performance o conceitua como Mestre Silversmith, por escolas internacionais como Valentin Yotkov - EUA e Il Maestro Acquafresca – Firenze, Itália. Radicou-se em Palmas (TO) em 2013 e atualmente dedica-se ao projeto “Domesticação do Alumínio”, utilizando chapas de alumínio e tinta automotiva como base para suas representações artísticas.

 

Rede social do artista na internet

INSTAGRAM - @aniziosilversmith

 

Serviço

O quê: Exposição O Brilho da Nossa Terra, de Anízio Silversmith, será realizada em Palmas por meio da Lei Paulo Gustavo no Tocantins

Como: Confecção de cinco dos principais símbolos do Tocantins em peças de cinzelaria, realização de exposição e doação de uma peça ao Hospital do Amor

Quando: entre abril e novembro de 2024

Horário: a definir

Onde: a definir (espaço público em Palmas-TO)

Informações: (63) 9 9230-3182 / [email protected]

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias