Blog do HP
Terça, 30 de Maio de 2023
63 985154180
Geral Pará

Em Tucuruí, governo anuncia início da construção da 17ª Usina da Paz no Pará

Governador Helder Barbalho assinou a Ordem de Serviço autorizando as obras do complexo de cidadania e segurança, que já é referência de política de transformação social

26/05/2023 21h00
Por: Helder Peixoto Fonte: Secom Pará
Crédito: Raoni Figueiredo / Ag Pará
Crédito: Raoni Figueiredo / Ag Pará

Em agenda de trabalho na Região de Integração Lago Tucuruí, no sudeste paraense, o governador Helder Barbalho anunciou na tarde desta sexta-feira (26) a construção da 17ª Usina da Paz do Estado. O ato marcou o início da obra do moderno equipamento público, que oferece serviços gratuitos em diversas áreas, em um terreno doado pela prefeitura.

O evento contou com as presenças da vice-governadora Hana Ghassan; do prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira; de outras autoridades estaduais e municipais e representantes da comunidade.

“Esta é uma experiência de transformação social, a partir de um equipamento com diversos serviços que cuidam da família inteira, desde os primeiros meses de vida até os mais idosos. Todos podem usar os serviços ofertados quando a Usina da Paz estiver pronta. Este é um programa que hoje é referência para o Brasil, e que nós estamos levando para todas as regiões do Estado, chegando a 40 municípios, o que certamente permitirá esta transformação a partir da cidadania e da oportunidade. Façam com que nosso Estado viva um ambiente melhor no âmbito dos seus desafios sociais”, ressaltou o governador Helder Barbalho.

Durante o evento também foram entregues certificados do Programa Qualifica Pará, executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), além dos benefícios do CredCidadão e do Programa “Sua Casa”, da Companhia de Habitação do Pará (Cohab).

Acesso a serviços gratuitos- A Usina da Paz é um modelo inovador de segurança pública e cidadania, que integra diversas ações e serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Com a construção desse espaço, a população de Tucuruí e dos municípios vizinhos poderá desfrutar de uma gama de benefícios e oportunidades.

Serviços de cidadania e saúde estão entre os benefícios disponíveis nas Usina da PazA Usina da Paz oferecerá mais de 70 serviços intersetoriais gratuitos, a cargo das secretarias estaduais e órgãos parceiros. Os moradores vão contar com atendimento médico, odontológico e psicológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; treinamento de lideranças; atividades esportivas; capacitações e cursos profissionalizantes. Essa diversidade de serviços visa suprir necessidades da comunidade e promover um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos cidadãos.

A parceria entre o governo do Estado e a empresa mineradora Vale foi essencial para viabilizar a construção deste importante complexo multifuncional. As obras serão executadas pela Vale em uma área localizada na Avenida 07 de Setembro, no bairro Nova Matinha, próximo ao Cartório Eleitoral. A parceria entre o setor público e o privado demonstra o compromisso das instituições em promover o bem-estar da população e impulsionar o desenvolvimento da região.

Oportunidade- Os moradores de Tucuruí receberam com entusiasmo a notícia da construção da 17ª Usina da Paz. A pescadora Sandra Barbosa mora na sede municipal há 20 anos, e disse estar ansiosa pelo funcionamento dos serviços. "Estamos muito felizes com essa iniciativa do governo. A Usina da Paz trará serviços essenciais para nossa comunidade, melhorando a qualidade de vida de todos", afirmou.

José de Nazaré, batedor de açaí, disse que o projeto vai facilitar o acesso a serviços essenciais. "Com essa nova estrutura teremos acesso a diversos serviços gratuitos, que era um grande desafio para nós. Hoje é um momento de esperança e renovação para Tucuruí", acrescentou.

Com essa iniciativa, o governo do Estado reafirma o compromisso de investir na segurança, no bem-estar e na promoção da cidadania em todas as regiões do Pará. A expectativa é que a construção da Usina da Paz seja concluída em aproximadamente um ano.

"A construção da 17ª Usina da Paz, em Tucuruí, representa um avanço significativo na promoção da cidadania e no fortalecimento das políticas públicas. Essa iniciativa reforça nosso compromisso em investir na segurança e no bem-estar da população, proporcionando acesso a serviços essenciais e criando oportunidades para o desenvolvimento local”, destacou Igor Normando, titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania, órgão responsável pela coordenação do projeto.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias